Corinthians alcança acordo financeiro e espera por 'sim' de Reinaldo Rueda

Dassler Marques e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e em Belo Horizonte

  • TOSHIFUMI KITAMURA/AFP

    Corinthians aguarda por resposta do colombiano Reinaldo Rueda

    Corinthians aguarda por resposta do colombiano Reinaldo Rueda

As últimas horas representaram avanços nas conversas entre Corinthians e o treinador colombiano Reinaldo Rueda. Nesse momento, a direção corintiana aguarda por um 'sim' de Rueda, que avalia ainda algumas situações em seu retorno a Medellín após disputar o Mundial de Clubes com o Nacional de Medellín-COL. 

Nos contatos realizados por seus representantes, o treinador e o Corinthians chegaram já a um acordo financeiro. O contrato com Reinaldo Rueda e possivelmente mais dois ou três membros de comissão técnica seria válido por um ano e estimado em 2 milhões de dólares pela temporada (R$ 6,6 milhões). 

O próprio presidente corintiano Roberto de Andrade já estabeleceu contato com Rueda, que ficou atraído pela possibilidade de trabalhar no futebol brasileiro. Resta, porém, o colombiano definir sua situação para dar uma posição ao Corinthians, que demitiu .Oswaldo de Oliveira logo após o final do Brasileiro. 

A principal questão diz respeito à saúde do treinador, que avalia a possibilidade de fazer uma cirurgia no quadril e interromper a carreira por cerca de quatro meses. Os representantes que tratam a ida ao Corinthians, entretanto, veem essa situação como algo contornável. Ainda assim, Rueda também precisa tratar da mudança ao Brasil com os familiares.

A permanência no Atlético Nacional em 2017 também é cogitada pelo treinador, que segundo o site El Colombiano poderia renovar seu contrato com o clube atual, operar o quadril e reassumir as funções no fim do primeiro semestre. A direção do Nacional, conforme confirmou o UOL Esporte com um porta-voz, trata com otimismo a manutenção de Rueda em função de todo esse contexto atípico.

É certo, porém, que o treinador sinalizou ao Corinthians que pode aceitar o convite. Pesa, entre outros fatores, a questão financeira, já que o salário oferecido pela direção corintiana é praticamente o dobro do padrão atual do futebol colombiano. Rueda se empolgou, inclusive, com abordagens de torcedores da equipe paulista em suas mídias sociais. 

Depois de ver frustradas suas tentativas por Guto Ferreira, do Bahia, Dorival Júnior, do Santos, e Jair Ventura, do Botafogo, o Corinthians vê um raio de ação bastante limitado em caso de recusa do colombiano. As duas primeiras opções eram Roger Machado e Eduardo Baptista, que acertaram ida para o Atlético-MG e o Palmeiras, respectivamente. 

Cientes da dificuldade do Corinthians, diversos empresários apresentaram ofertas. Uma delas chama a atenção: Marco Silva, treinador português de 39 anos que fez sucesso por Estoril-POR, Sporting-POR e Olympiacos-GRE foi sugerido por um agente brasileiro. Marco é considerado coqueluche em Portugal e quebrou recorde de vitórias do Campeonato Grego na última temporada europeia. Ele esteve próximo de fechar com o Porto-POR, mas está atualmente sem clube. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos