Topo

Zagueiro Neto receberá alta hoje e espera pisar na Arena Condá novamente

Neto dá declaração no hospital antes de sua saída - Divulgação
Neto dá declaração no hospital antes de sua saída Imagem: Divulgação

Leandro Carneiro e Daniel Fasolin

Do UOL, em São Paulo e Chapecó

22/12/2016 10h34

O zagueiro Neto será o terceiro sobrevivente brasileiro do voo da Chapecoense a deixar o hospital. O jogador se preparada para deixar o hospital da Unimed em Chapecó.

Segundo a médica Carolina Ponzi, a alta acontecerá nesta tarde. "Ele volta para o quarto agora, tem algumas medicações para receber, a previsão de alta é para o início da tarde", falou.

Em declaração dada para a imprensa, o zagueiro se emocionou, principalmente quando falou sobre os amigos que perdeu no acidente.

"Queria agradecer a todos que depois que descobriram que eu estava vivo, oraram por mim. Tem sido uma situação difícil porque estou feliz por estar vivo, mas perdi muitos amigos. Tem sido tudo novo, fiquei muito tempo desacordado. Queria agradecer todos que oraram por mim, mandar beijo no coração de todas as esposas que perderam filhas e amigos, os pais que perderam seus filhos. Filhos que perderam seus pais. Como disse, não lembro de nada, foram 10 dias praticamente desacordado. Minha esposa, pastor da minha igreja, meu pai, irmão. A situação que eu estava, os médicos dizem que eu não lembro de nada", falou o zagueiro.

"Queria deixar meu agradecimento a todos que oraram por mim. Que sonharam comigo, que lutaram comigo, estou muito triste, é difícil para todo mundo. Ainda está caindo a ficha. Deus me permito que eu tivesse vivo, debilitado ainda, falta muita coisa ainda. Eu vim aqui porque tenho que agradecer aqueles que lutaram junto comigo, é impossível não falar daqueles que se foram. Perdi grandes amigos, ficou só coisa boa, só lembro coisas boas desse grupo, obrigado a todos por tudo que fizeram por mim, creio que logo, logo vou poder jogar, com a vontade de Deus vou estar pisando em campo na Arena Condá com a camisa da Chapecoense", completou antes de ser aplaudido.

Segundo os médicos, Neto teve uma “recuperação fantástica”, mas terá de passar por um processo de reabilitação física. A médica Carolina Ponzi confirmou que o jogador sabe dessa necessidade de fazer tratamento.

“Ele precisa se recuperar ainda do joelho direito que teve lesão ligamentar, vai fazer uso de colete ortopédico por fratura de segunda vértebra lombar. Não é um tratamento cirúrgico. Vai passar por fonoaudióloga, ter um tratamento de terapia nutricional e fisioterapia para ir retomando seu status físico, pois teve perda. São estes os principais tratamentos. Tem lesão e feridas cutâneas sendo cuidadas por nossa equipe de curativos. À medida que lesões forem se consolidando vai se definir em respeito a outros passos até a possível volta para prática esportiva. É precoce falar algo neste momento”, disse.

Com a saída do zagueiro, apenas um sobrevivente do voo seguirá internado. O goleiro Jackson Follmann, que passou por nova cirurgia esta semana, ainda ficará mais alguns dias no local.

Neto se encaminha para dar declaração antes de alta - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Neto foi o último sobrevivente do acidente a ser resgatado quase 10 horas depois da queda do avião. Ele teve de lutar contra uma pneumonia quando estava internado na Colômbia.

O zagueiro também demorou a ser avisado sobre o acidente. Ele só soube da queda duas semanas depois, pois os médicos preferiram preservá-lo do choque.

Jackson Follmann

O boletim médico do goleiro Jackson Follmann ainda informou que ele está recebendo analgésico devido à revisão da amputação da perna direita.

A situação do goleiro é estável e ele não apresentou intercorrências clínicas nas últimas 24 horas.

O plano dos médicos é que Follmann faça uma artrodese de tornozelo na próxima sexta-feira. Ele não tem previsão de alta hospitalar.