Maior organizada do Vasco retorna às arquibancadas após três anos de gancho

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

    Organizada Força Jovem do Vasco estará de volta às arquibancadas em 2017

    Organizada Força Jovem do Vasco estará de volta às arquibancadas em 2017

Dona da maior suspensão da história das organizadas do Brasil, a Força Jovem do Vasco estará de volta às arquibancadas em 2017. Por conta de atos violentos, sendo o principal a barbárie em Joinville (SC) em 2013, a torcida pegou um ganho de três anos do Ministério Público.

Na punição, ficou decretado o impedimento de instrumentos, bandeiras, faixas, camisas ou qualquer tipo de objeto que fizesse menção à "FJV" durante o período. Alguns dos vândalos que se envolveram nas confusões foram proibidos de entrar em estádios do Brasil, tendo que comparecer a delegacias nos horários dos jogos do Vasco.

Todavia, nenhum dos envolvidos que foram presos após a briga com a torcida do Atlético-PR em 2013 ainda continua detido.

A Força Jovem foi ampliando as punições ao longo tempo. Por conta do episódio mais violento, ocorrido em Joinville (SC), a organizada foi suspensa por um ano e meio. Em seguida, ela se envolveu em brigas com as torcidas do Flamengo, em 2014, e do Fluminense, em 2015, que somaram mais uma temporada e meia de gancho.

Antes da proibição, a FJV enfrentava um racha interno e em muitos jogos os dois grupos brigaram entre si, chegando ao cúmulo do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) ser obrigado a fazer um cordão de isolamento dentro da própria torcida do Vasco nas partidas da equipe.

Já durante o período de suspensão, uma reunião promovida em São Januário selou a paz entre os opositores e seus diretores agora afirmam que a torcida voltou a estar novamente unida.

Empolgada com o retorno, a organizada emitiu uma nota oficial na semana passada ressaltando que o maior reforço do Cruzmaltino para a temporada será sua volta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos