Topo

Palmeiras anuncia M. Bastos e Inter fica longe de Taison: o dia do mercado

Michel Bastos durante treino do São Paulo - Rubens Cavallari-11.ago.2016/Folhapress
Michel Bastos durante treino do São Paulo Imagem: Rubens Cavallari-11.ago.2016/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/12/2016 16h33

Michel Bastos não esperou sequer a festa de Réveillon para revelar seus desejos para o ano novo. Um dia depois de ter rescindido contrato com o São Paulo, o polivalente jogador foi anunciado como reforço do Palmeiras para 2017 e até gravou um vídeo para se apresentar à torcida alviverde. A transferência foi a grande notícia do mercado da bola no último dia de 2016.

Com o jogador, o Palmeiras chegou a R$ 25,5 milhões investidos em reforços para a próxima temporada - o atual campeão nacional já havia contratado Alejandro Guerra, Hyoran, Raphael Veiga e Keno. Felipe Melo também tem um acordo encaminhado com a diretoria alviverde, mas ainda depende de liberação da Inter de Milão para ampliar a lista.

Outra torcida que terminou o ano fazendo festa foi a do Sport. Principal jogador do time pernambucano em 2016, o meia Diego Souza renovou contrato e permanecerá na Ilha do Retiro até o fim de 2018.

Em contrapartida, a torcida do Internacional ficou um pouco mais longe de um presente de fim de ano. O atacante Taison, que foi revelado pela equipe e é declaradamente colorado, é um dos sonhos da diretoria para a temporada 2017. No entanto, a possibilidade ficou um pouco mais distante depois de uma entrevista de Paulo Fonseca, técnico do ucraniano Shakhtar Donetsk, que classificou o jogador como "inegociável" e descartou liberá-lo.

O fim de ano do Santos não tem a alegria de torcedores de Palmeiras e Sport ou a frustração dos adeptos do Internacional. O sentimento na Vila Belmiro está mais para preocupação: Zeca recebeu nova sondagem do Atlético de Madri, Marinho só deve dar uma resposta na próxima semana e Orlando Berrío, atacante do Atlético Nacional, ficou mais distante.

Quem está de saída: Flu e Grêmio negociam alas; Corinthians pode perder atacantes

O Fluminense praticamente fechou a negociação do lateral direito Wellington Silva, 28, que tem contrato com a equipe carioca até o fim de 2018 e foi duramente criticado pela torcida durante este ano. A tendência é que o jogador defenda o Bahia na próxima temporada.

É o segundo lateral que pode deixar o Fluminense na atual janela - antes dele, William Matheus já havia trocado as Laranjeiras pelo Coritiba. Giovanni, fora dos planos do técnico Abel Braga, é outro com chance de desfalcar o setor tricolor.

O Grêmio também terá um lateral a menos no próximo ano. O time gaúcho emprestou o canhoto Breno ao São Bernardo, que disputará a elite do Campeonato Paulista. O jogador foi um pedido do técnico português Sérgio Vieira, que comandará a equipe da Grande São Paulo.

No Corinthians, dois jogadores que atuam no setor ofensivo movimentam o mercado da bola. Por motivos diferentes, Lucca e Marquinhos Gabriel viraram candidatos a deixar o Parque São Jorge na próxima temporada.

No caso de Lucca, titular no primeiro semestre de 2016, o jogador perdeu espaço e foi pouco aproveitado no fim deste ano. A ideia do Corinthians é recuperar ao menos parte do investimento para adquirir 60% dos direitos do atleta, contratado do Criciúma. O Botafogo monitora a situação e trata o atleta como uma oportunidade de mercado.

A situação de Marquinhos Gabriel é um pouco diferente. O jogador foi um pedido do técnico Dorival Júnior à diretoria do Santos, mas o Corinthians só admite negociá-lo por um valor superior ao que a equipe do litoral pretende pagar. Ainda assim, por insistência do treinador, a cúpula do time da Baixada insiste no negócio.

Quem quer seguir: Alex e Carlos Eduardo dizem não a sondagens

Entre os jogadores assediados no mercado da bola, nem todos se animaram com a possibilidade de mudar de ares em 2017. O meia Alex, por exemplo, recebeu sondagens para deixar o Internacional, que vai disputar no próximo ano a segunda divisão nacional. Rechaçou todas e deixou clara a intenção de permanecer na equipe colorada. Só falta combinar com a diretoria - o contrato do atleta de 34 anos tem duração até o meio da próxima temporada.

Carlos Eduardo é outro que não quer um novo endereço no próximo ano. Contratado em abril, o meia-atacante que disputou apenas 11 partidas no Atlético-MG conviveu com muitos problemas físicos em 2016. Na temporada seguinte, com a contratação do técnico Roger Machado para o lugar de Marcelo Oliveira, a expectativa dele é ter mais espaço na equipe.

Quem vai continuar: Vasco renova com cinco; saída de Cuca "ajuda" Palmeiras

O Vasco, que até o momento contratou apenas o meio-campista argentino Escudero, conseguiu resolver ao menos as situações de cinco jogadores que já estavam no elenco. O zagueiro Jomar, os volantes Bruno Gallo e Marcelo Mattos, o armador Julio dos Santos e o centroavante Thales ampliaram seus vínculos com a equipe carioca.

Manutenção também virou uma certeza para alguns jogadores que pensavam em deixar o Palmeiras, a despeito de o time ter vencido o Campeonato Brasileiro deste ano. Curiosamente, o que motivou essas decisões foi a saída do técnico Cuca, que não renovou contrato e deixou a equipe depois do título.

Além de problemas de relacionamento, alguns jogadores pensavam em mudar de equipe por se sentirem preteridos pelo treinador. Por isso, a mudança de comando foi fundamental para demovê-los e contribuiu para a manutenção do elenco alviverde.