Topo

Em nota, Lyon diz por que não tentou contratar Gabriel Jesus em 2014

Gabriel Jesus foi contratado pelo Manchester City por 32 milhões de euros - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Gabriel Jesus foi contratado pelo Manchester City por 32 milhões de euros Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

02/01/2017 17h53

O Lyon, da França, divulgou nota oficial nesta segunda-feira (2) explicando por que não levou adiante uma possibilidade de contratar Gabriel Jesus do Palmeiras em 2014. Segundo o clube europeu, o motivo foi um impedimento legal: a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de idade, e o atleta tinha 17 anos à época.

"Os critérios usados pelo Lyon e por Florian Maurice, que lidera o setor de contratações do clube, não foram esportivos, mas puramente regulatórios. Marcelo [olheiro do Lyon] apresentou o jogador em setembro de 2014, mas o brasileiro tinha então apenas 17 anos, e portanto era menor de idade. Regulamentos da Fifa proíbem a transferência de um jogador menor de idade", explicou o clube.

"O Lyon, portanto, apenas agiu de acordo com os regulamentos ao não levar adiante a proposta. O clube também lembra que nenhum outro time europeu concretizou a transferência desse jovem jogador em 2014", continua a nota.

Em agosto do ano passado, já com 19 anos, Gabriel Jesus foi vendido pelo Palmeiras ao Manchester City, por 32 milhões de euros. O atacante se apresentará nesta semana ao clube inglês.

Irregularidades na contratação de jogadores menores de idade já causaram punições da Fifa a clubes como Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri. Segundo a entidade, transferências internacionais de menores só podem acontecer em condições específicas - como, por exemplo, se os pais do atleta se mudarem para o novo país por motivos não relacionados ao futebol.

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.