Topo

Arsenal reage após levar 3 gols, evita vexame e empata em 20 minutos

Do UOL, em São Paulo

03/01/2017 19h39

O Arsenal conseguiu reação impressionante em jogo do Campeonato Inglês desta terça-feira (03), válido pela 20ª rodada. Fora de casa, o time de Arsène Wenger saiu perdendo por 3 a 0, mas buscou o empate com três gols em apenas 20 minutos - o último deles saiu nos acréscimos, com Giroud. 

Aos 46 minutos do segundo tempo, o atacante francês Giroud assegurou um pontinho ao Arsenal com tento de cabeça, após cruzamento vindo lado direito. Na comemoração, fez o movimento do escorpião, para fazer alusão ao golaço que marcou na última rodada.

O Arsenal chegou a 41 pontos e, apesar de evitar o vexame, perdeu posição para o Manchester City - a equipe de Guardiola soma 42 pontos, na terceira colocação. Mais do que isso, o time londrino, quarto na tabela, fica a perigo na zona de classificação para a Liga dos Campeões: o Tottenham pode ultrapassá-lo, caso vença o líder Chelsea na quarta-feira. 

A partida apresentou um Arsenal desligado no primeiro tempo. O lateral esquerdo Daniels abriu o placar aos 16 minutos para os anfitriões e Wilson, aos 20, de pênalti, ampliou. Na segunda metade Fraser castigou os visitantes com o que parecia ser a pá de cal - 3 a 0 e delírio da torcida. 

A reação do Arsenal começou aos 25 minutos do segundo tempo, com o atacante chileno Alexis Sánchez. Lucas Pérez, aos 30, diminuiu a vantagem dos donos da casa. Já nos acréscimos, Giroud testou a bola para o fundo do gol e se tornou herói do empate improvável. 

O confronto, vale dizer, teve pelo menos três lances polêmicos, dois deles decisivos contra o Bournemouth. Quando o placar marcava 2 a 0, os anfitriões tiveram gol anulado por suposto toque na mão de Wilson. A bola de fato pegou na mão jogador, mas ela estava colada ao corpo. Mais tarde, já com Arsenal na pressão e 3 a 2 na contagem, Simon Francis foi expulso sem advertência prévia, em decisão que também gerou protestos, por falta no meio de campo. O Arsenal, por sua vez, reclama de falta de Fraser na jogada do terceiro gol do duelo.

Mesmo com o empate, o Bournemouth ganhou uma posição no Campeonato Inglês: subiu para o nono lugar, agora com 25 pontos. 

Bournemouth e Arsenal voltarão a jogar pelo nacional no dia 14 de janeiro, ambos fora de casa. O primeiro enfrentará o Hull City e o segundo, o Swansea.