Topo

Antes de ir à Fifa, Thiago Neves tentou rescisão amigável com o Al Jazira

Meia tenta a rescisão de contrato com o Al Jazira para ficar livre e assinar com o Cruzeiro - Divulgação / Al-Jazira
Meia tenta a rescisão de contrato com o Al Jazira para ficar livre e assinar com o Cruzeiro Imagem: Divulgação / Al-Jazira

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/01/2017 15h19

Considerado presente de aniversário pelos 96 anos do Cruzeiro, o meia Thiago Neves ainda não foi oficialmente anunciado pelo time mineiro. A demora para selar a contratação do jogador tem uma explicação. No momento, Thiago tenta sua rescisão contratual com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, e já entrou com um pedido na Fifa para ter o desligamento da agremiação. Antes disso, ele e o advogado Breno Tannuri, responsável pelo caso, tentaram um acordo amigável para deixar a equipe árabe, mas não tiveram sucesso.

Thiago Neves está afastado do Al Jazira desde o final do ano passado e não faz parte dos planos do clube árabe, que já esgotou sua cota de estrangeiros. Além do contrato vigente até o meio de 2018, o jogador não recebe suas remunerações mensais desde outubro. Por isso, a primeira tentativa para buscar a rescisão foi uma saída boa para as duas partes. Tannuri entrou com uma notificação extrajudicial com o intuito de obter os vencimentos atrasados. Do contrário, Thiago deveria se desvincular ao Al Jazira. Porém, a equipe ignorou o pedido e não aceitou liberar o jogador, tampouco pagar a dívida com o atleta. Só então a Fifa foi acionada para solucionar a questão.

Em contato com o UOL Esporte, o advogado Louis Dolabela, especialista em direito esportivo, afirma que, segundo normas da Fifa, o fato do atleta não receber salários lhe permite  terminar o contrato com justa causa, sem as consequências de pagamento de compensação ou imposição de sanções desportiva.

"É muito provável que a notificação tenha sido uma tentativa de desvincular o atleta amigavelmente, sem a necessidade de levar a questão a Fifa. Não obtendo-se êxito, não restou ao atleta outro caminho", disse.

Apenas depois de conseguir a rescisão contratual, Thiago Neves será oficializado pelo Cruzeiro. A expectativa no clube mineiro é de anunciar o jogador já na semana que vem e contar com o atleta em Belo Horizonte para exames e assinatura do novo contrato. Na próxima segunda-feira, os jogadores do elenco celeste se reapresentarão na Toca da Raposa II para iniciarem os trabalhos da temporada.

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.