Topo

Ex-Santos e campeão da Libertadores, Henao se aposenta aos 45 anos

REUTERS/Jose Patricio
Imagem: REUTERS/Jose Patricio

Do UOL, em São Paulo

04/01/2017 13h43

Goleiro que ganhou notoriedade no Brasil por defender o Santos e por ser um dos destaques da surpreendente conquista do Once Caldas na Copa Libertadores de 2004, Juan Carlos Henao se aposentou do futebol na última terça-feira, aos 45 anos.

Na partida de despedida, Henao recebeu amigos e os jogadores que fizeram parte da maior conquista da história do time colombiano para um amistoso no Estádio Palogrande, em Manizales. Compareceram ao evento nomes como Aristizábal, Valderrama e Luis Fernando Montoya, técnico do Once Caldas em 2004 que ficou paraplégico após levar um tiro em um assalto.

Despedida de Henao - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
Henao se despediu do futebol com um total de 643 partidas disputadas pelo Campeonato Colombiano, a grande maioria pelo Once Caldas. Ele defendeu o clube por duas ocasiões, entre 1992 e 2004 e entre 2010 e 2016.

A campanha vitoriosa na Libertadores chamou a atenção do Santos, um dos times derrotados pelo Once Caldas em 2004. Porém, ele não teve sucesso no Brasil na temporada seguinte, retornando à Colômbia em menos de um ano com quatro partidas oficiais disputadas.

“Nunca me senti pressionado pela idade”, disse o goleiro em entrevista recente à Rádio Caracol. “Pude estrear e jogar minha última partida pelo Once Caldas”, completou.

O último ano na carreira de Henao ficou marcado por um problema de saúde. O jogador sofreu uma paralisia facial em maio que o afastou dos gramados em grande parte da temporada.

Após a aposentadoria, Henao continuará ligado ao futebol como preparador de goleiros. “Temos que dar confiança aos goleiros daqui. Há muitos estrangeiros e isso me preocupa muito”, explicou.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.