Topo

Sem dinheiro, Inter apela a trocas e negócios sem custos para se reforçar

Zagueiro Neris, do Santa Cruz, chega ao Internacional sem custos - Divulgação/Corinthians
Zagueiro Neris, do Santa Cruz, chega ao Internacional sem custos Imagem: Divulgação/Corinthians

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/01/2017 06h00

O presidente Vitório Píffero foi claro no evento em que entregou o comando do Inter a Marcelo Medeiros. Disse que deixa o clube 'de cofres vazios'. Desta forma, a nova direção tenta ser criativa para contratar. Aposta em negócios sem custos e oferece trocas de atletas sempre que possível. 

Foi sem gastar nada que o Internacional conseguiu os dois primeiros reforços da temporada. Roberson, já confirmado oficialmente, custará apenas seus salários. Estava sem vínculo com clube algum. 
 
Já Neris, que disputou o último Brasileiro pelo Santa Cruz, tem contrato encerrando com o clube e pertence ao Barra-SC. De lá partirá o empréstimo ao Colorado por uma temporada. Sua negociação deve ser oficializada no começo da próxima semana, quando ele realiza exames médicos e assina documentos. 
 
Mas o molde 'de graça' não pode ser utilizado sempre. Com alvos sob contrato em outros clubes, o Internacional usa também algo que tem mais do que dinheiro: material humano. 
 
A queda para a segunda divisão gerou uma reformulação imediata no elenco. E para conseguir novos jogadores, o Colorado oferece uma longa lista de alternativas. Atletas que participaram da campanha do ano passado, como Arthur, Eduardo Henrique, Fabinho e Marcelo Lomba, outros que voltam de empréstimo, casos de Muriel, Maurides, Bertotto e Cassiano, todos foram apresentados a uma série de times. 
 
Mas a lista não parece interessar. Não conseguiu persuadir, por exemplo, o Sport a liberar o lateral esquerdo Renê. Não foi suficiente para o Corinthians abrir conversa sobre Uendel, ou mesmo o Bahia aceitar negociar Juninho, que inclusive renovou seu contrato. 
 
Uma investida mais forte no mercado não é provável. "Temos que agir com criatividade para reforçar o elenco. É uma situação pela qual vamos passar", disse o vice de futebol Roberto Melo na posse, ocorrida terça-feira. "Na próxima semana devemos ter novidades", adiantou o presidente Marcelo Medeiros na mesma ocasião. 
 
Dois jogadores são as 'moedas de troca' mais valiosas do elenco vermelho. Alex e Anderson. Mas ao mesmo tempo que são atletas experientes, conhecidos e de qualidade, possuem altos salários, que impedem acordos com a maioria dos times. 
 
O Internacional promete movimentações maiores no mercado a partir da próxima semana. Sonha com o retorno de Taison, mas vê tal possibilidade como remota. E ao mesmo tempo convive com a necessidade de equalizar as contas e pagar valores atrasados aos jogadores. 
 

Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.