Inspirado na NBA, Coritiba inaugura "Media Day" e aprova experiência

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • Assessoria CFC

    Kleber concede entrevista durante o Media Day do Coritiba

    Kleber concede entrevista durante o Media Day do Coritiba

Hábito de franquias da NBA e da NFL e de clubes europeus como o Bayern de Munique, mas pouco praticado no Brasil, o Media Day é um marco na abertura da temporada destes times - uma ação que tira atletas e dirigentes do controle das assessorias de imprensa e disponibiliza a jornalistas e torcedores um contato mais pessoal com os personagens da bola. Na semana que passou, o Coritiba colocou em prática pela primeira vez a experiência, em conjunto com a Like Entretenimento, em evento que foi considerado teste pela diretoria do clube.

"A nossa intenção foi um piloto que deu muito certo, e nos próximos pretendemos ampliar com a participação de convidados, sócios e torcedores, além de aumento da infraestrutura que a ocasião merece", contou o diretor de comunicação e marketing do Coxa, Gustavo Hauer.

O Coritiba se baseou em experiências similares feitas nos EUA e já tentadas no Brasil por clubes como Cruzeiro, Flamengo e Vasco. Desta vez, porém, conseguiu vender o evento associado a marcas no mercado. A expectativa de arrecadação inicial, em torno de R$ 20 mil, ficou em cerca de 40% da meta.

"A ideia realmente é criarmos um novo produto de receita para o clube, aliando a isso uma boa oportunidade para patrocinadores e imprensa, além de uma experiência diferenciada e exclusiva para nosso torcedor", completou Hauer.

Na ação, dirigentes e jogadores atenderam individualmente a cada jornalista, tirando um pouco o ar de impessoalidade instituído já há algum tempo pelas assessorias de imprensa. Fora do Brasil, além do bate-papo mais próximo entre personagens e imprensa, o Media Day é um dia de apresentação do elenco para a torcida, que também pode tirar fotos e colher autógrafos de seus atletas prediletos.

Pelas contas do Coritiba, 15 veículos de imprensa estiveram acompanhando a ação de alguma maneira, o que fez com que as marcas do clube e dos patrocinadores acabassem ganhando uma visibilidade maior do que ganham na rotina ordinária do clube.

"Com relação ao comparativo com o dia a dia do clube, acreditamos que o impacto seja ainda maior, baseado principalmente nas mais variadas e criativas formas de cobertura que cada veículo soube dar", avaliou Hauer.

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