Topo

Fifa homenageia Chapecoense e dá prêmio de fair play ao Atlético Nacional

Juan Carlos da la Cruz, presidente do Atlético Nacional, recebeu o prêmio na Suíça - REUTERS/Ruben Sprich
Juan Carlos da la Cruz, presidente do Atlético Nacional, recebeu o prêmio na Suíça Imagem: REUTERS/Ruben Sprich

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 16h23

O prêmio da Fifa de destaques da temporada 2016 prestou homenagens à Chapecoense, nesta segunda-feira, em Zurique (Suíça). O time catarinense perdeu 19 jogadores, além de dirigentes e funcionários, na tragédia aérea do dia 29 de novembro, nos arredores de Medellín.

Em sua referência, a Fifa lembrou as homenagens prestadas à Chapecoense no Brasil, na Colômbia e em todo mundo. Além disso, deu destaque ao Atlético Nacional (Colômbia), que enfrentaria o clube nas finais da Copa Sul-Americana. Por ter renunciado ao prêmio, o time colombiano levou o prêmio de Fair Play da Fifa em 2016.

Durante a apresentação da categoria, a Fifa relembrou “uma profunda tragédia que abalou o mundo do futebol em 2016”. Além de lembrar o acidente, citou as manifestações de torcedores ao redor do planeta em favor da Chape.

Em seguida, a mensagem da Fifa relembrou as finais da Copa Sul-Americana e a decisão tomada pelo Atlético Nacional, de abdicar do prêmio da competição continental em favor do rival. Por essa decisão, o clube colombiano acabou recebendo o Prêmio Fair Play.

“O Atlético Nacional renunciou ao título da Copa Sul-Americana e ofereceu o título à Chapecoense como prova de absoluto respeito. A Conmebol acatou o pedido”, disse a mensagem do vídeo. “O Atlético Nacional estará conectato para sempre com a Chapecoense”, completou.

O presidente do Nacional, Juan Carlos da la Cruz, esteve na cerimônia para receber o troféu em nome do clube. Em seu breve discurso, justificou com naturalidade a posição da equipe.

"Fizemos apenas o que tínhamos que fazer, que era reconhecer uma equipe que não teve a oportunidade de disputar esta final", afirmou.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.