Topo

Satisfeito com reforços, Mano vê Cruzeiro pronto para voltar a ser campeão

Em 2017, treinador quer recolocar o Cruzeiro no caminho dos títulos - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Em 2017, treinador quer recolocar o Cruzeiro no caminho dos títulos Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/01/2017 18h29

A temporada de 2017 será a primeira vez que o técnico Mano Menezes irá iniciar o ano no comando da equipe. Na primeira passagem em por Minas Gerais, o comandante tirou a equipe da ameaça do rebaixamento e terminou o ano de 2015 em alta, mas foi seduzido pelo mercado chinês e frustrou as expectativas de iniciar a temporada seguinte do zero. Agora, o cenário é quase o mesmo, mas o professor tem a chance de continuar o processo de reconstrução para recolocar o time no caminho dos títulos. Este foi um dos temas comentados pelo treinador na entrevista de reapresentação para a temporada 2017, que valorizou o trabalho feito no final do ano passado e vê o grupo com capacidade para reencontrar o caminho dos títulos após duas temporadas na seca.

“O Cruzeiro já tinha um plantel para conquistar títulos. Nós, pontualmente, fomos buscar reforços nos lugares que temos carências. Com base na análise do que vi, da produção da equipe, penso que se apresentarmos acréscimo nesses setores, com características diferentes de jogadores, isso vai dando à equipe qualificação para ficar em primeiro. Conquistar ou não, é um detalhe decide. Mas o detalhe só estará do nosso lado se estivermos bem“, comentou.

“Acabou o saldo. O torcedor cobra baseado no que ele acredita que a equipe pode dar. O Cruzeiro tem a obrigação de lutar por títulos. Não me sinto mais nem menos pressionado”, acrescentou.

No primeiro treinamento do ano, jogadores como Federico Gino, Bruno Nazário, Pisano e Joel, que estão fora dos planos, não estiveram presentes, assim como Willians e Mena, liberados pelo clube. Em contrapartida, Mano já contou com três dos quatro reforços anunciados. Caicedo, Hudson e Diogo Barbosa já treinaram com o plantel na Toca da Raposa.

“Me deixaram (as contratações) muito satisfeito, o grupo ficou mais forte, conseguimos trazer jogadores importante para dar uma ideia de jogo, de qualidade, como eu gosto. Para isso você tem que ter boa saída de bola, passagem, bom acabamento de construção de jogadas. Teremos jogadores para isso. Para se construir uma equipe vencedora, nem sempre isso acontece no primeiro ano, mas você pode acrescentar o que foi bom para o segundo ano, e depois você consegue uma equipe pronta para brigar pelas competições. Temos certeza que estaremos muito fortes”, acrescentou.

A partir de agora, o treinador quer avaliar como o time irá se comportar com os novos atletas, testar novas variações táticas e estudar as primeiras semanas de treinamento para depois fazer pensar na necessidade ou não de trazer outros jogadores para o clube.

“Não existe grupo fechado no futebol. Podemos ter uma ideia de como iniciar o ano desta maneira. Agora precisamos ver como se comporta o grupo, em termos táticos, como se propõe a maneira de jogar. Depois avaliamos com calma. Mas agora não tem razão para ficar buscando quantidade, e sim qualidade”, concluiu.

Abaixo, a lista de jogadores que marcaram presença no primeiro treino do ano:

Goleiros: Fábio, Rafael, Lucas França e Lucão
Laterais: Ezequiel, Diogo Barbosa, Bryan, Mayke, Edimar e Fabiano
Zagueiros: Léo, Caicedo, Dedé, Manoel e Murilo Cerqueira
Meio-Campistas: Henrique, Ariel Cabral, Arrascaeta, Alisson, Robinho, Marcos Vinícius, Hudson, Lucas Romero, Lucas Ventura, Raniel e Alex
Atacantes: Rafael Sóbis, Willian, Judivan, Ramón Ábila e Rafinha       

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.