Topo

Tite ajuda a eleger CR7 e D. Alves escolhe Messi como melhor do mundo

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 17h21

Em sua primeira participação como eleitor do prêmio de melhor do mundo da Fifa, Tite, técnico do Brasil, fez o simples: escolheu Cristiano Ronaldo, com Neymar em segundo e Griezmann em terceiro. Daniel Alves, escolhido para votar na condição de capitão da seleção, escolheu Messi, Neymar e Suárez, nesta ordem.

O voto de Tite não foi exatamente uma novidade. O treinador que venceu seus seis primeiros no comando do Brasil decidiu premiar aqueles que, na visão dele, são os melhores do ano. Por isso, colocou Neymar e Griezmann à frente de Lionel Messi, que terminou em segundo na votação final. Já Daniel Alves, hoje na Juventus, privilegiou apenas seus ex-companheiros de Barcelona, ignorando qualquer nome do Real Madrid. 

O prêmio da Fifa é escolhido por jornalistas, técnicos e capitães de todas as seleções do planeta, além de uma votação aberta ao público que foi encerrada em novembro.

O colégio eleitoral é ligeiramente diferente do que vinha ocorrendo nos anos anteriores, quando a Fifa fez uma parceria com a revista France Football e uniu seu prêmio à tradicional Bola de Ouro, distribuída desde os anos 1950 pela publicação. Enquanto o “casamento” existiu, capitães, técnicos e um jornalista de cada país filiado à Fifa tinham direito a um voto cada.

Cristiano Ronaldo foi eleito com 34,54% dos votos, contra 26,42% de Messi e 7,53% de Griezmann. Com o quarto prêmio da carreira (ele já havia vencido em 2008, 2013 e 2014) o português passa o xará brasileiro Ronaldo e o próprio técnico Zidane, ambos laureados três vezes cada. Além disso, volta a ficar a uma conquista de Messi, líder geral no quesito.