Topo

Empresário europeu investe em ex-time de Pelé e salva NY Cosmos da falência

Divulgação / NY Cosmos
Imagem: Divulgação / NY Cosmos

Do UOL, em São Paulo

10/01/2017 18h42

Empresário italiano, Rocco Commisso salvou da falência o New York Cosmos, time dos Estados Unidos que Pelé já defendeu. Nesta terça-feira (10), o clube comunicou que o magnata se tornou sócio majoritário da franquia.

Não há informação sobre o valor investido pelo empresário, mas sabe-se que a dívida acumulada pelo Cosmos nos últimos quatro anos se aproximava de R$ 95 milhões. O montante levaria a equipe a encerrar as atividades no futebol, conforme informado pela diretoria à liga norte-americana no fim de 2016. 

Commisso, italiano nascido na região da Calábria, mora nos EUA desde os 12 anos. Ele é dono de uma companhia de televisão a cabo, a Mediacom

Se vive (ou vivia) momento financeiro dramático, dentro de campo o NY Cosmos apresenta bons resultados: na temporada passada, foi campeão da NASL (Liga de futebol da América do Norte), uma espécie de segunda divisão do futebol do país.

Trata-se de um time histórico: nos últimos anos da década de 1970 e começo da de 1980, a equipe nova-iorquina revolucionou o esporte ao contratar, além de um já consagrado Pelé, craques como Carlos Alberto Torres, Franz Beckenbauer e o holandês Neeskens.