Topo

Em carta, Ronaldinho lembra perda do pai e volta por cima no futebol

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 13h47

O meia Ronaldinho publicou nesta quarta-feira (11) uma mensagem emocionante no site “The Players’ Tribune”. O jogador escreveu uma carta ao jovem Ronaldinho, lembrando das tragédias da vida e de todo o sucesso que teve desde que começou a carreira no futebol.

“Caro Ronaldinho de oito anos. Amanhã, quando você voltar para casa depois de jogar bola, um monte de gente vai estar na sua casa. Seus tios, amigos da família e outras pessoas que você não reconhece vão estar na cozinha. Inicialmente, você vai pensar que está atrasado para a festa. Todo mundo está ali para comemorar o aniversário de 18 anos do seu irmão Roberto. Normalmente, quando você chega em casa do futebol, a mãe está sempre rindo ou brincando. Mas dessa vez, ela estará chorando”, escreveu o jogador, lembrando o dia da morte de seu pai.

O próprio irmão e aniversariante, Roberto Assis, que deu a notícia a Ronaldinho. O jovem ficou atônito. Na carta, o jogador lembra do apoio que o pai lhe dava, estimulando que ele jogasse com liberdade e acreditando mais no seu potencial do que no do irmão, que jogava pelo Grêmio.

“Você não vai sentir a tristeza imediatamente. Isso virá depois. Alguns anos depois, você vai aceitar que o pai nunca vai voltar para a Terra. Mas o que eu quero que você entenda é que, toda vez que você tiver a bola no pé, o pai estará com você”, disse Ronaldinho a si mesmo.

Além do pai, Ronaldinho mostrou admiração ao irmão, a quem ele chamou de herói, ídolo e também pai. O meia lembrou das tardes jogando futebol com outras crianças e com o irmão até que eles cansassem. Neste momento, chegava a vez de Bombom, o vira-lata da família, chegar para a marcação. “Até cães brasileiros amam futebol. Ele será bom para praticar dribles e habilidades... e talvez a primeira vítima de um elástico”, recordou. “Daqui alguns anos, quando você estiver jogando na Europa, alguns defensores vão te lembrar do Bombom.”

Ronaldinho “avisa” a versão jovem dele mesmo que seu nome começará a ser discutido muito antes dele se profissionalizar, algo que ele decidiria fazer após ver a festa realizada no Brasil após a conquista do tetra da Copa do Mundo, em 1994. O meia lembrou de um técnico que duvidou da sua capacidade de se tornar um jogador e disse para o pequeno Ronaldinho usar isso como motivação.

A estreia no profissional do Grêmio, dribles em Dunga, a fama... Ronaldinho lembra todo o sucesso precoce na carreira e dá um conselho. “Faça da sua maneira, seja livre, ouça a música. Essa é a única maneira para você viver sua vida.”

O encontro com Ronaldo na Europa, vestir a camisa da seleção brasileira são outros momentos marcantes citados por Ronaldinho, que narra sua passagem pelo futebol europeu como muito rápida. “Do momento que você deixar o Brasil para Paris, depois Barcelona, depois Milão, tudo vai passar muito rápido. A imprensa da Europa não vai entender seu estilo de jogo. Eles não vão entender porque você está sempre sorrindo”, contou.

Ronaldinho mostrou orgulho de sua passagem no Barcelona, lembrando que antes de chegar ao clube catalão, o Real Madrid era a potência local. Após a chegada do brasileiro, tudo mudou por conta do estilo de jogo dele. “As crianças vão sonhar em jogar ‘do jeito do Barcelona’”, afirmou.

E é esse “jeito do Barcelona” que Ronaldinho aconselhou Messi a jogar quando o argentino chegou ao time profissional dos catalães. O brasileiro disse que sentia semelhanças no estilo de jogo do argentino com o seu e sugeriu que ele jogasse “com alegria. Com liberdade. Só brinque com a bola”.

Para todos os problemas enfrentados, no entanto, Ronaldinho volta ao pai, em especial uma foto dele com o filho jogando futebol juntos. “Quando o dinheiro chegar – e a pressão e os críticos – continue livre. Jogue como ele disse para você jogar. Brinque com a bola”, concluiu.