Topo

Vagner vai de substituto ideal para Prass a dispensado pelo Palmeiras

Vagner terminou o ano de 2016 como o quarto goleiro do elenco palmeirense - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Vagner terminou o ano de 2016 como o quarto goleiro do elenco palmeirense Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2017 12h00Atualizada em 24/06/2020 23h35

Da oportunidade inesperada para a liberação precoce em apenas seis meses. Na última terça-feira, o goleiro Vagner acabou dispensado pelo Palmeiras depois de apenas uma temporada. De reserva imediato do ídolo Fernando Prass, o jogador recebeu o 'sim' para procurar outro clube em 2017 e defenderá o Mirassol no Campeonato Paulista.

Vagner desembarcou na Academia de Futebol no ano passado, depois de bom desempenho como goleiro do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2015. Aos 27 anos, chegava como 'sombra' e substituto imediato para o experiente capitão Fernando Prass.

As oportunidades de jogar surgiam como remotas, mas a grave lesão no cotovelo do camisa 1 palmeirense permitiu a Vagner estrear na meta palestrina no dia 24 de julho, em um jogo de grande porte diante do Atlético-MG, no Allianz Parque.

Apesar da derrota por 1 a 0, Vagner teve atuação elogiada. No entanto, a realidade de titular, reforçada pela cirurgia responsável por tirar Prass dos gramados até o final do ano passado, durou apenas 14 dias.

O goleiro defendeu o gol palmeirense no momento mais instável da equipe na briga pelo título nacional. A derrota por 3 a 1 para o Botafogo e a falha no empate por 1 a 1 contra a Chapecoense, em 4 de agosto, resultaram na troca do titular; Jailson entrou para se tornar xodó do torcedor e protagonista na campanha do título nacional.

Vagner perdeu ainda mais espaço dentro do elenco palmeirense a partir do mês de agosto. O jovem Vinícius Silvestre apresentou evolução no trabalho do dia a dia e ganhou a confiança do preparador Oscar Rodríguez.

Quando Jailson se ausentou por suspensão no clássico contra o Santos, por exemplo, o atleta formado no próprio Palmeiras atuou na Vila Belmiro - o time palestrino perdeu por 1 a 0.

O retorno de Fernando Prass no duelo contra a Chapecoense relegou Vagner ao papel de quarto goleiro do elenco. Em 2017, a rara oportunidade de atuar se tornaria diminuta.

Prass recuperará o posto de titular. Jailson se tornou o reserva imediato, seguido por Vinicius Silvestre. Daniel Fuzato, goleiro do clube na Copa SP deste ano, já treina entre os profissionais e deve fechar o grupo.

Sem espaço, o goleiro optou por procurar outro clube e não recebeu qualquer veto por parte do Palmeiras, com quem ainda possui mais três anos de contrato. Vagner foi liberado da reapresentação para, segundo o próprio clube, acertar a ida para outro time neste início de ano.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.