Topo

Após arquivamento de denúncia, Xabi Alonso faz desabafo e agradece apoio

Acusação é dos tempos em que o jogador defendia o Real Madrid - DANI POZO/AFP
Acusação é dos tempos em que o jogador defendia o Real Madrid Imagem: DANI POZO/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 12h21

O volante espanhol Xabi Alonso, do Bayern de Munique, se manifestou nesta quinta-feira (12) após a notícia de que ele saiu vitorioso em um caso judicial de fraude fiscal na Espanha. Pelo Facebook, o jogador declarou que sentiu que a justiça prevaleceu e agradeceu o apoio recebido durante o processo.

A denúncia foi arquivada na quarta-feira (10) pela justiça de Madri, que “não viu delito e nem atuação do ex-jogador do Real Madrid e de seu assessor fiscal, Iván Zaldua.” O juiz responsável pelo caso concluiu que a empresa portuguesa que comprou os direitos de imagem de Xabi Alonso em 2009 foi quem levou vantagem na exploração do produto.

Xabi Alonso era acusado pela Fazenda espanhola de ter fraudado 606,8 mil euros em 2010, 170 mil em 2011 e 1,25 milhões em 2012.

O caso teve início em dezembro de 2016, com uma denúncia do Ministério Público da Espanha que envolveu o espanhol, Di María e Ricardo Carvalho. Eles foram acusados de delitos a partir de dados da Fazenda espanhola.

Confira o comunicado completo

Após o comunicado recebido no dia de hoje por meus assessores legais por parte do titular do Juizado de Instrução nº 40 de Madri, Enrique de la Hoz García, decretando o fim e o arquivamento dos processos em relação às investigações abertas sobre minha pessoa por parte da Agência Tributária, quero manifestar o seguinte:

1.       Um sentimento sincero de justiça ante esta decisão, que referenda o que meus assessores e eu defendemos desde a abertura das diligências: que a minha atuação sempre se ajustou ao mais estrito cumprimento da legalidade vigente.

2.       Este auto notificado hoje confirma o arquivo dos processos que já foi acordado por parte do Ministério Público de Madri em dezembro de 2015 ao não se encontrar nenhum tipo de atuação irregular na exploração dos meus direitos de imagem.

3.       Esta decisão do titular do Juizado nº 40 de Madri corrobora com o que sempre declarei de modo taxativo: que cumpri em todo momento escrupulosamente com minhas obrigações fiscais de um modo absolutamente transparente.

4.       Durante este período de diligências apareceram informações numerosas, muitas delas completamente falsas e interessadas, as quais queriam colocar em dúvida minha honestidade e meu comportamento como cidadão ante suas obrigações tributárias. Minha única resposta foi trabalhar para demonstrar minha integridade e minha mais profunda convicção em meu modo de atuar de forma totalmente transparente e legal ante a Agência Tributária.

5.       Agradeço o apoio da minha família e de todos que sempre mostraram confiança em mim.

Xabi Alonso