Chape e Sport podem entrar em campo mais de 90 vezes em 2017; veja lista

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Chapecoense/Divulgação

    Vagner Mancini na Chapecoense em 2017: maratona à vista

    Vagner Mancini na Chapecoense em 2017: maratona à vista

A Chapecoense terá de superar outras adversidades além de montar uma equipe completamente nova. O time de Santa Catarina enfrentará em 2017 uma longa maratona de jogos, em nove competições diferentes.

A equipe poderá entrar em campo até 94 vezes ao longo da temporada - no mínimo, fará 73 jogos. Somente o Sport chegará perto da marca dos catarinenses caso chegue às finais dos cinco torneios que disputará: o time rubro-negro pode jogar até 92 partidas (ou 58, na pior das hipóteses).

Ambos disputarão estadual, brasileiro, regional (Primeira Liga e Copa do Nordeste) e Copa do Brasil. Os pernambucanos ainda buscarão o título da Copa Sul-Americana.
 
A Chape também jogará por Libertadores, Recopa, Copa Suruga, Copa Euroamericana e Troféu Joan Gamper - os catarinenses, além disso, farão um amistoso com o Palmeiras no próximo dia 21, na Arena Conda, no pontapé inicial da temporada.
 
MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Corinthians pode fazer até 86 jogos
 
O atual campeão brasileiro, inclusive, aparece entre os times que atuarão menos: o time palmeirense pode fazer até 81 partidas, mesmo número do Vitória. Outros clubes que disputarão a Libertadores também não estão entre os que vão jogar mais. São eles: Flamengo (86), Atlético-MG e Grêmio (85), Botafogo (84), Atlético-PR (83) e Santos (80).
 
Embora estejam fora da Primeira Liga, Botafogo e Atlético-PR não ficam tão trás de Flamengo, Atlético-MG e Grêmio, que estarão na segunda edição do torneio. O fato ocorre porque a dupla terá de passar por duas disputas de mata-mata até chegar à fase de grupos da Libertadores. 
 
Fora da maior competição da América do Sul, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e São Paulo têm chance de entrar mais em campo. A possibilidade existe pois as equipes da Libertadores não disputarão a Copa Sul-Americana. Além disso, o grupo passará a disputar a Copa do Brasil a partir das oitavas de final da competição nacional, fazendo no máximo oito partidas até as finais.
 
Coritiba e Atlético-GO, por sua vez, estão no fim da lista. Os dois times estão fora de competições regionais. O Vasco também está entre as equipes que menos atuarão: os cariocas jogam o estadual, o brasileiro e a Copa do Brasil, além da Flórida Cup.


Número máximo de jogos dos times em 2017

Chapecoense 94
 
Sport 92
 
Fluminense 90
 
Cruzeiro 87
 
Corinthians 86
 
São Paulo 86
 
Flamengo 86
 
Atlético-MG 85
 
Grêmio 85
 
Botafogo 84
 
Ponte Preta 84
 
Atlético-PR 83
 
Bahia 83
 
Palmeiras 81
 
Vitória 81
 
Avaí 80
 
Santos 80
 
Inter 77
 
Vasco 75
 
Atlético-GO 73
 
Coritiba 71

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos