Topo

Agora até dentro de campo. Imprensa de Madri tira Neymar do sério

Neymar posta foto com Messi e Suárez e rebate imprensa - Reprodução
Neymar posta foto com Messi e Suárez e rebate imprensa Imagem: Reprodução

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Barcelona

12/01/2017 12h00

Gozações em uma capa de jornal na banca, o envio de uma reportagem crítica em um grupo de amigos no WhatsApp. Neymar sai do sério quando cutucado. E com a imprensa de Madri, o brasileiro já coleciona casos de irritação.

Antes, respostas eram ao noticiário especulativo e sobre a vida fora do campo. Nesta quarta-feira, o camisa 11 retrucou pela primeira vez críticas ao desempenho.

"Muito M, Pouco S e Nada N". A nova publicação de Neymar em rede social foi com a foto ao lado de Messi e Suárez para responder utilizando a mesma manchete do jornal madrileno Marca com críticas pela performance após o empate por 1 a 1 contra o Villarreal, no último domingo, pelo Campeonato Espanhol - Messi era o muito, Suárez o pouco e Neymar o nada.

Neymar aproveitou o gol marcado por cada jogador do trio de ataque na vitória por 3 a 1 contra o Athletic de Bilbao, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Rei - Barça se classificou com vitória de 4 a 3 no agregado -. A resposta com estilo foi só mais um caso na briga com a mídia madrilena.

A irritação de Neymar é antiga. Na primeira temporada, quando sofria com as críticas de exibições fracas, comentava com amigos considerar pesado o tratamento da imprensa espanhola. Na época, Daniel Alves atuava como conselheiro e posicionava o camisa 11 para criar um filtro na avaliação de conteúdos sobre si.

A posição de Daniel Alves é de que grande parte da imprensa de Madri não merecia credibilidade por considerar que a rivalidade política/esportiva com o Barcelona interferia no noticiário. Só que o mesmo também não aguentava a enxurrada de críticas e tinha o costume de responder de forma irônica.

Neymar já tratou o locutor nascido em Madri, Manolo Lama, como "bobão" em comentário na rede social. A repulsa se devia ao fato de ser o autor de uma notícia na capital espanhol de que o pai, Neymar da Silva Santos, negociava com o Real Madrid.

Críticas com noitada são as que mais perturbam Neymar. E a revolta com o jornal Marca no ano passado foi com uma fama de baladeiro exposta ao reproduzir fotos do site inglês Daily Mail com o jogador saindo de uma casa noturna em Londres. As imagens foram destacadas com a lembrança do momento ruim dentro de campo - Barça estava eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões frente o Atlético de Madrid.

"Neymar aproveita os dias de festa decretados por Luis Enrique para desaparecer em um dos momentos mais delicados como jogador do FC Barcelona", disse o texto do jornal Marca.

Na época, a crítica mexeu tanto com Neymar que o jogador mudou inclusive os hábitos nas redes sociais. A conta no Snapchat passou a ser inutilizada e a do Instagram usada com pouca frequência, quase sempre para posts relacionados ao time

"Não falo sobre fora de campo. Podem escrever com a maldade que quiserem", disse Neymar aos jornalistas espanhois quando perguntando sobre o episódio.

O caso "Muito M, Pouco S e Nada N" é a exposição de Neymar de algo que já estava no limite. A paciência de Neymar com a mídia madrilena.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.