Topo

Palmeiras perde um time de campeões brasileiros 40 dias após o título

Gabriel Jesus deixou o Palmeiras logo após o título brasileiro - REUTERS/Paulo Whitaker
Gabriel Jesus deixou o Palmeiras logo após o título brasileiro Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2017 12h00

O desmanche em equipes campeãs, potencializado pelas perdas do Corinthians no início do ano passado, também atingiu o Palmeiras nesta temporada. Pouco mais de 40 dias depois da conquista da Série A, o clube de Palestra Itália perdeu onze jogadores do grupo laureado em 2016.

Ao contrário do arquirrival, o Palmeiras despediu-se de atletas com espaços limitados no elenco comandado por Cuca no ano passado. A exceção aponta para Gabriel Jesus, evidentemente - o craque do Campeonato Brasileiro foi vendido para o Manchester City por R$ 114 milhões.

Outros atletas, além de Jesus, somaram participações destacadas durante a campanha. O meia Cleiton Xavier, anunciado na última quarta-feira como novo reforço do Vitória, decidiu jogos importantes como o clássico contra o Corinthians e o duelo contra o Internacional, na reta final da competição.

Em comparação ao arquirrival, o Palmeiras se antecipou em relação às reposições. Até este dia 12, o atual campeão nacional trouxe nove atletas, incluindo o lateral direito Fabiano, autor do gol do título nacional e agora atleta do clube alviverde de maneira definitiva.

Confira abaixo os campeões que deixaram o Palmeiras em 2017:

Gabriel Jesus

Eleito o melhor jogador do Brasileiro, Gabriel Jesus foi fundamental para o título. Os 12 gols elevaram o atacante ao posto do artilheiro da equipe e chamaram a atenção do Manchester City, que pagou mais de R$ 100 milhões pelo camisa 9 da seleção brasileira.

Cleiton Xavier

Cleiton Xavier gol Sport - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Autor de quatro gols em 30 jogos no Campeonato Brasileiro, Cleiton Xavier era tratado como xodó pela torcida, mas sofreu com problemas físicos e perdeu espaço de acordo com o 'encaixe' do time de Cuca com Moisés e Tchê Tchê mais livres. Sem espaço com as chegadas de Michel Bastos, Hyoran, Raphael Veiga e Guerra, o veterano de 33 anos se transferiu para o Vitória.

Leandro Pereira

A volta de Leandro Pereira ao Palmeiras terminou de maneira discreta. O centroavante anotou apenas dois gols (10 jogos) na campanha do título nacional e recebeu poucas chances durante a campanha. O 'Banana', que pertence ao Club Brugge-BEL, foi liberado para procurar outro destino e acertou com o Sport por empréstimo

Gabriel

Antiga unanimidade dentro do elenco, até se machucar durante a temporada de 2015, Gabriel se aproximou da permanência no Palmeiras, mesmo com a participação no título reduzida a nove jogos. Um contrato até 2021 se encaminhara, mas a alta pedida do Monte Azul, clube responsável pelos direitos do volante, afastou o negócio com o Palmeiras. O meio-campista permanecerá em São Paulo e defenderá simplesmente o arquirrival Corinthians.

Allione

Allione falta Grêmio - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

O meia argentino recebeu três chances como titular durante a campanha - duas delas (Sport e Santos) na reta final da Série A. Entretanto, mesmo com as oportunidades, Allione terminou o ano sem grande destaque e com apenas sete jogos no Brasileiro. Foi emprestado para o Bahia.

Matheus Sales

Xodó da torcida na final da Copa do Brasil de 2015, Matheus Sales perdeu espaço com Cuca. No Brasileirão, o volante participou de apenas 11 jogos (seis como titular). Atuará emprestado ao Bahia nesta temporada.

Fabrício

De volta ao Cruzeiro após a conclusão do negócio que trouxe Willian e Fabiano ao Palmeiras, Fabrício entrou em campo seis vezes durante a campanha do título brasileiro - totalizou apenas 197min durante toda a competição nacional.

João Pedro

Revelado nas categorias de base do Palmeiras, o lateral direito atuou em apenas uma partida no Campeonato Brasileiro: jogou os 90min da goleada por 4 a 0 sobre o Figueirense, em junho. Agora, João Pedro defenderá por empréstimo de um ano a Chapecoense.

Vagner

Contratado para a temporada 2016, goleiro Vagner pode ter chance - Cesar Greco/Ag Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

O goleiro assumiu o posto de titular depois da lesão de Fernando Prass - o camisa 1 operou o cotovelo em agosto. No entanto, a falha no empate contra a Chapecoense custou a longa carreira na Academia de Futebol. Vagner atuou em apenas três jogos e perdeu até o posto de reserva de Jailson para Vinicius Silvestre. Foi emprestado para o Mirassol, clube que defenderá no Paulista.

Roger Carvalho

Opção durante o início do ano, Roger Carvalho terminou o Campeonato Brasileiro sem atuar. Preterido ainda por Cuca, o jogador deixou o Palmeiras ao final do contrato, em dezembro. Agora, o defensor atuará pelo Atlético-GO.

Luan

Ainda sem destino definido, Luan não se reapresentou ao Palmeiras depois do período de empréstimo para o Atlético-PR. Fora dos planos na Academia de Futebol, o atacante atuou em duas partidas na conquista do título brasileiro: vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo e derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, ambos jogos realizados em junho.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.