Topo

Goleadas, memes e números comprovam: Guardiola nunca esteve tão mal

Do UOL, em São Paulo

15/01/2017 17h33

Figura central do futebol nos últimos dez anos, Pep Guardiola nunca esteve tão mal. A goleada de 4 a 0 para o Everton, a pior que já sofreu em um campeonato nacional, levou o Manchester City para o seu ponto mais baixo em uma temporada que tinha tudo para ser de esperança e, quem sabe, títulos. As derrotas, os memes e os números não deixam dúvida: é a pior temporada da carreira do treinador.

Nas sete temporadas em que esteve à frente de um time da elite europeia, Guardiola só não foi campeão nacional uma única vez. Foi em 2011/12, quando o Real Madrid de José Mourinho lhe roubou a coroa no último ano sob o comando do Barcelona. Desta vez, seu City está a dez pontos do líder Chelsea e nem o treinador acredita mais em uma reviravolta.

“Dez são muitos pontos”, resumiu Guardiola após o 4 a 0 deste domingo.

Em um campeonato mais nivelado que aqueles que ele venceu na Espanha ou na Alemanha, era natural esperar mais dificuldades. O City, no entanto, perdeu mais que o dobro que qualquer outro time de Guardiola a esta altura da temporada. Hoje são sete derrotas, seis empates e 23 vitórias. Na temporada em que mais foi derrotado até janeiro, Guardiola tinha sido vencido apenas três vezes, em 2008/09, quando estreava pelo Barcelona.

Com os resultados deste domingo, o City ocupa a quinta colocação do Inglês e sequer iria à Liga dos Campeões caso o campeonato terminasse agora. É claro que o time ainda tem pela frente os mata-matas da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campeões, mas Guardiola já fala em tom de reformulação. “No fim da temporada vamos avaliar nosso nível e como foi nosso desempenho, como foi o treinador, como foram os jogadores. Depois disso, tomaremos decisões”, disse o treinador.

O reflexo disso é que a percepção geral sobre Guardiola mudou. O estrategista cool, que crê nas virtudes do jogo além da necessidade da vitória, deu lugar a alguém mais tenso. A entrevista que ele deu, visivelmente irritado com a arbitragem após a vitória sobre o Burnley, virou um símbolo do estresse a que ele vem sendo submetido. Neste domingo, foi o sentimento de frustração que roubou a cena.

“Parece que alguém atropelou o cachorro do Guardiola”, escreveu o site SB Nation, em uma síntese dos vários memes que tomaram a internet.

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.