Grêmio planeja turnê na América do Sul e Europa para expandir base

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Rodrigo Fatturi/Grêmio

    Times das categorias de base do Grêmio vão realizar excursões ao longo do ano

    Times das categorias de base do Grêmio vão realizar excursões ao longo do ano

Depois de ver jovens decidirem e ajudarem a quebrar o jejum de 15 anos sem títulos, o Grêmio quer ser cada vez mais reconhecido como clube formador. Na esteira de Pedro Rocha, Everton e Luan o clube planeja excursões das equipes das categorias de base para expandir. Os destinos em 2017 deverão ficar na América do Sul e a seguir, se espraiar para a Europa.  

A ideia é tocada por Francesco Barletta, coordenador geral das categorias de base, que assumiu definitivamente o cargo após a saída de Júnior Chávare.

"A ideia é fazer uma expansão mais voltada para a América do Sul e alguma possibilidade de Europa. O objetivo é avançar no continente, expandir e promover algo gradual", disse Barletta ao UOL Esporte.

O primeiro passo já foi dado com time sub-14 e 16: jogos na Argentina. Agora o clube trabalha para participar de torneios e fechar excursões que deem rodagem aos jogadores. As turnês também servirão para o clube captar jogadores.

Confira a entrevista com Francesco Barletta

Metas a curto e médio prazo para a base do Grêmio

A curto prazo é dar continuidade ao trabalho. E no CT, a construção do módulo da saúde. A médio prazo, expandir um pouco mais o nome do clube. Fazer nossos atletas jogarem em outros locais, expor mais nossos atletas. E ao longo prazo, passar um nome grande de atletas ao profissional. A gente estima passar 70% do grupo de transição. E ter uma expansão da captação definida até o final do ano.

Intercâmbio, excursões. A ideia para o mercado externo

A ideia é fazer uma expansão mais voltada para a América do Sul e alguma possibilidade de Europa. O objetivo é avançar no continente, expandir e promover algo gradual. Excursões pelo Brasil com a sub-14 e sub-16. Fomos à Argentina para dar um start e temos que avançar. E aí, em 2018 teremos uma entrada maior.

Investimento na captação

O Grêmio tem dois profissionais de captação em São Paulo e quatro aqui em Porto Alegre, que atuam em todo o mercado. Fora o supervisor de captação, auxiliar administrativo. Queremos aumentar o número de postos de trabalho em outros estados. Vamos trabalhar por regiões, não é só quantitativo.

Melhorias no CT de Eldorado do Sul

Estamos avançando nisso. O prédio da saúde, como a gente chama no clube, vai englobar fisioterapia, departamento médico, onde também vão estar os vestiários. O clube está buscando recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte. Já conseguimos autorização para fazer partidas oficiais de jogos nacionais. Exceção de jogos à noite e de TV, podemos fazer jogos aqui. Outra questão importante é a renovação de chancela de clube formador e o ISSO 9001, concedido. Nestas áreas estamos evoluindo bem e constantemente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos