Topo

Grêmio planeja turnê na América do Sul e Europa para expandir base

Times das categorias de base do Grêmio vão realizar excursões ao longo do ano - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Times das categorias de base do Grêmio vão realizar excursões ao longo do ano Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/01/2017 04h00

Depois de ver jovens decidirem e ajudarem a quebrar o jejum de 15 anos sem títulos, o Grêmio quer ser cada vez mais reconhecido como clube formador. Na esteira de Pedro Rocha, Everton e Luan o clube planeja excursões das equipes das categorias de base para expandir. Os destinos em 2017 deverão ficar na América do Sul e a seguir, se espraiar para a Europa.  

A ideia é tocada por Francesco Barletta, coordenador geral das categorias de base, que assumiu definitivamente o cargo após a saída de Júnior Chávare.

“A ideia é fazer uma expansão mais voltada para a América do Sul e alguma possibilidade de Europa. O objetivo é avançar no continente, expandir e promover algo gradual”, disse Barletta ao UOL Esporte.

O primeiro passo já foi dado com time sub-14 e 16: jogos na Argentina. Agora o clube trabalha para participar de torneios e fechar excursões que deem rodagem aos jogadores. As turnês também servirão para o clube captar jogadores.

Confira a entrevista com Francesco Barletta

Metas a curto e médio prazo para a base do Grêmio

A curto prazo é dar continuidade ao trabalho. E no CT, a construção do módulo da saúde. A médio prazo, expandir um pouco mais o nome do clube. Fazer nossos atletas jogarem em outros locais, expor mais nossos atletas. E ao longo prazo, passar um nome grande de atletas ao profissional. A gente estima passar 70% do grupo de transição. E ter uma expansão da captação definida até o final do ano.

Intercâmbio, excursões. A ideia para o mercado externo

A ideia é fazer uma expansão mais voltada para a América do Sul e alguma possibilidade de Europa. O objetivo é avançar no continente, expandir e promover algo gradual. Excursões pelo Brasil com a sub-14 e sub-16. Fomos à Argentina para dar um start e temos que avançar. E aí, em 2018 teremos uma entrada maior.

Investimento na captação

O Grêmio tem dois profissionais de captação em São Paulo e quatro aqui em Porto Alegre, que atuam em todo o mercado. Fora o supervisor de captação, auxiliar administrativo. Queremos aumentar o número de postos de trabalho em outros estados. Vamos trabalhar por regiões, não é só quantitativo.

Melhorias no CT de Eldorado do Sul

Estamos avançando nisso. O prédio da saúde, como a gente chama no clube, vai englobar fisioterapia, departamento médico, onde também vão estar os vestiários. O clube está buscando recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte. Já conseguimos autorização para fazer partidas oficiais de jogos nacionais. Exceção de jogos à noite e de TV, podemos fazer jogos aqui. Outra questão importante é a renovação de chancela de clube formador e o ISSO 9001, concedido. Nestas áreas estamos evoluindo bem e constantemente.