Topo

Por motivos familiares, Van Gaal cogita aposentadoria do futebol

Andrew Yates/Reuters
Imagem: Andrew Yates/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 19h23

O ex-técnico de Manchester United, Barcelona e Holanda Louis van Gaal afirmou nesta segunda-feira (16) que pretende se aposentar da profissão por conta de motivos familiares. A declaração vem após ele ter recebido uma oferta para treinar um clube chinês que lhe renderia 44 milhões de libras (R$ 171 mi) em três temporadas.

“Eu poderia ir para lá, mas ainda estou aqui. Muita coisa aconteceu com a minha família”, declarou o treinador ao jornal holandês “Telegraaf”.

“Eu pensei que talvez parasse, daí depois eu pensei que seria um período sabático, mas acho agora que não vou voltar a treinador”, completou.

Segundo o “Telegraaf”, uma das filhas de Van Gaal perdeu o marido em dezembro de 2016. O acontecimento fez com que o treinador passasse a pensar mais seriamente em encerrar a carreira no futebol para passar mais tempo com familiares.

Van Gaal encerrou a passagem turbulenta pelo Manchester United com um ponto positivo, com a conquista da Copa da Inglaterra. Foram dois anos no clube inglês, com apenas este título. A carreira como técnico, no entanto, foi muito vitoriosa.

Pelo Ajax, o holandês foi tricampeão nacional consecutivo, conquistou a Liga dos Campeões e o equivalente à Liga Europa da época, a Copa da Uefa. Também levantou títulos do Mundial e da Supercopa da Uefa de 1995.

Do Ajax ele foi para o Barcelona, onde conquistou o Campeonato Espanhol de 1997/98 e 1998/99, além da Copa do Rei de 1997/98 e da Supercopa da Uefa em 1997.

O treinador levou o AZ Alkmaar ao título holandês de 2008/09, indo para o Bayern de Munique na temporada seguinte e vencendo Copa, Campeonato Alemão e Supercopa da Alemanha em sequência.

Na Copa do Mundo do Brasil, Van Gaal conduziu a Holanda ao terceiro lugar, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Brasil na disputa pela posição.