Topo

Após três anos, maior clássico de Minas vai ter torcidas meio a meio

Em fevereiro de 2013 foi a última vez que o clássico mineiro teve as torcidas divididas meio a meio - Marcus Desimoni/UOL
Em fevereiro de 2013 foi a última vez que o clássico mineiro teve as torcidas divididas meio a meio Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Do UOL, em Belo Horizonte

17/01/2017 21h55

Entre 1965 e 2010 o maior clássico do futebol mineiro, disputado entre Atlético-MG e Cruzeiro, foi marcado divisão do Mineirão. Não havia quantidade limitada de ingressos para atleticanos ou cruzeirenses. A torcida mais motivada ou confiante tinha até a chance de comprar mais entradas do que a do rival. Algo deixado de lado por causa da reforma do estádio, para a Copa do Mundo, em 2010. Desde então, apenas no jogo de reinauguração, em 2013, que Cruzeiro e Atlético se enfrentaram com as torcidas divididas meio a meio. Mas isso vai mudar, pelo menos na Primeira Liga.

No duelo marcado para 1/2, às 19h30, a carga vai ser de aproximadamente 30 mil ingressos para cada lado. A confirmação foi feita pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, já que pela tabela divulgada pela organização, a equipe celeste é a mandante deste clássico.

“É simples. Chegamos em um consenso para que façamos este jogo com torcida dividida. Fizemos isso para que ninguém saísse prejudicado, uma vez que caímos na mesma chave que o Atlético. Assim, os dois clubes fazem um jogo fora e dois com suas respectivas torcidas para que um não tenha um mando de campo a mais que o outro”, disse o mandatário cruzeirense em entrevista ao jornal O Tempo.

Com a decisão de Gilvan e o acordo entre as diretorias de Atlético e Cruzeiro, o principal duelo de Minas Gerais volta a ter as torcidas divididas meio a meio após três anos. A última vez aconteceu em 3 de fevereiro de 2013, em jogo que marcou a reinauguração do Mineirão, fechado em junho de 2010 para a reforma para a Copa do Mundo. A partida terminou com vitória celeste por 2 a 1.

A partir da metade de 2010, os duelos entre Cruzeiro e Atlético passaram a ser disputados com torcidas únicas ou então com uma pequena carga de ingressos para a equipe visitante. Arena do Jacaré, Parque do Sabiá e Independência foram os estádios que receberam os clássicos desse período, além do Mineirão. Ao todo foram disputados 30 clássicos desde então, sendo apenas um com a torcida meio a meio, aquele de fevereiro de 2013.

No entanto, ainda não é o retorno de todos os confrontos entre Atlético e Cruzeiro com as torcidas divididas de forma igual. Para os confrontos já confirmados para a temporada 2017, pelo menos mais três, sendo um pelo Campeonato Mineiro e dois pelo Campeonato Brasileiro, a tendência é que seja mantido o procedimento das últimas temporadas, com uma pequena carga para a torcida visitante.

“Essa é uma situação muito problemática, pois o Cruzeiro tem muitos sócios e isso faria com que alguns saíssem prejudicados, pois as entradas teriam que ser limitadas. O mesmo acontece com o Atlético, que joga no Independência, e também tem muito sócios”, completou Gilvan de Pinha Tavares.