Neymar volta a decidir, Barça quebra tabu e sai à frente na Copa do Rei

Do UOL, em São Paulo

Neymar voltou a ser decisivo no Barcelona. Em jogo truncado, com arbitragem confusa, o atacante brasileiro sofreu pênalti e marcou o gol da vitória por 1 a 0 contra a Real Sociedad, nesta quinta-feira (19), no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei.

Neymar já havia sido importante na classificação do Barça contra o Atlhetic Bilbao, na semana passada, pelas oitavas de final da competição, ocasião na qual também converteu pênalti sofrido por ele mesmo para encerrar jejum de meses pelo clube.

Embora mais uma vez não tenha jogado seu melhor futebol, o Barcelona tem motivos a comemorar. O time catalão não vencia a Real Sociedad em Anoeta desde 2007. O resultado encerrou, assim, um tabu de 10 anos no hostil estádio do rival.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quinta (26), no Camp Nou, valendo vaga na semifinal da Copa do Rei. O Barcelona joga pelo empate

Barça é pressionado e sofre nos 15 minutos iniciais

O jogo em Anoeta começou elétrico. A Real Sociedad optou por pressionar a saída de bola do Barcelona desde o início e criou muitas dificuldades para os comandados de Luis Enrique. Pressionados, Busquets, Iniesta e Rakjtic sofreram para organizar o jogo culé, e o Barça laçou mão da ligação direta para o poderoso trio de ataque. Foi no primeiro bom contra-ataque, aliás, que os visitantes abriram o placar.

Neymar sofre pênalti, marca e desenlaça a partida

AFP PHOTO / ANDER GILLENEA

Aos 21 minutos, após esfriar um pouco o ímpeto inicial da Sociedad, o Barcelona saiu à frente com Neymar. O brasileiro arrancou em velocidade após lançamento, cortou o zagueiro na grande área e tomou uma rasteira: pênalti claro! Com a permissão de Messi, assim como havia acontecido na semana passada contra o Atlhetic Bilbao, ele partiu para a cobrança e não perdoou. A partir de então, mesmo com dificuldades para manter a posse de bola no meio de campo, o Barça tomou o controle da partida e impôs sua superioridade técnica.

Barça volta a sofrer no 2º tempo e jogo fica travado

No intervalo do jogo, Luis Enrique sacou Iniesta e lançou André Gomes. O efeito foi nulo. E o Barcelona voltou a sofrer muito para trocar passes no meio de campo, principalmente quando pressionado, dando muitos chutões. O jogo ficou bastante disputado fisicamente, com muitas faltas e reclamação contra a arbitragem, confusa. Num dos lances mais polêmicos, Neymar aproveitou sobra na área e foi derrubado pelo goleiro da Sociedad, mas o juiz viu simulação e amarelou o brasileiro. O técnico culé voltou a mexer no meio, tirando Raktic para dar lugar a Denis Suárez, mas a mudança não surtiu muito efeito e o Barça seguiu muito dependente do trio MSN - Messi e Suárez, no entanto, tiveram noite pouco inspirada. E o jogo ficou por isso mesmo, com o Barça arrancando vitória suada, mas importante.

William José fica muito isolado e não leva perigo

O atacante brasileiro é um dos destaques da Real Sociedad. Ele já soma 10 gols na temporada, mais que Neymar, por exemplo. Nesta quinta, William José não se escondeu do jogo, fez algumas boas jogadas de pivô, mas ficou muito isolado à frente e sofreu com a falta de criatividade do meio de campo da Sociedad. Quando teve a bola nos pés, também não conseguiu ser produtivo: ficou devendo.

Barça quebra tabu de 10 anos

O Barcelona não vencia a Real Sociedad em Anoeta há 10 anos. A última vez que o clube catalão havia vencido o rival em sua casa foi em 2007, sob comando de Ronaldinho Gaúcho, qye deu duas assistências para gol na ocasião. O tabu era o maior do Barça diante de times da primeira divisão da Espanha. Até hoje.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos