Topo

Por "lado humano", Tite diz torcer por empate em amistoso com Colômbia

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2017 11h51

Tite surpreendeu e, apesar de seu conhecido lado competitivo, afirmou que o resultado do amistoso da próxima quarta-feira, contra a Colômbia, será o menos importante. Justificando o lado humano diante de uma partida beneficente com renda revertida para familiares de vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense, o técnico da seleção brasileira afirmou que não se importaria em não vencer o duelo.

“Enquanto ser humano, para mim não importa o resultado. Torceria pelo empate, para mim, como ser humano. Mas em nenhum momento vou retirar do atleta a capacidade de pensar que tem qualidade e pode estar na outra. São situações paralelas. Uma é de sentimento, de preparação. Outra é de objetivos, que cada atleta tem”, falou Tite.

“É algo inédito para mim. Inicialmente eu vi que era conflitante, mas dá para ser paralelo. Se tiver algum jogo que eu entrasse para não vencer, seria esse. Mas não vou retirar a ambição que um atleta convocado que quer estar presente nas próximas listas”, completou a explicação.

A única questão é que o grupo montado por Tite é de aspirantes a uma vaga na seleção "principal", que disputa as eliminatórias. Ciente de que terá um time sedento por mostrar serviço, o comandante da seleção destacou que busca um equilíbrio entre sua visão pessoal em termos de resultado e o que espera dos convocados. 

"Tivesse algum jogo que eu gostaria que não houvesse vencedor seria esse jogo. Ele diz muito mais que ganhar ou perder. Porém ao mesmo tempo não vou tirar a ambição, a valorização de uma convocação de seleção brasileira de um atleta que quer dizer: 'Foi justa minha convocação e quero estar nas próximas'. Mas também quero ter discernimento da lealdade. Dá para preservar as duas coisas", complementou Tite.