Roger prepara Atlético-MG para Robinho seguir marcando muitos gols em 2017

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

Nenhum outro jogador no futebol brasileiro fez tantos gols como fez Robinho na temporada passada. O camisa 7 do Atlético-MG balançou as redes adversárias em 25 oportunidades. Uma marca que impressionou por se tratar de um jogador que sempre se destacou mais por criar jogadas, não pela capacidade de finalização. Manter essa fase goleadora de Robinho é um dos desafios do técnico Roger Machado no comando do Atlético.

O novo treinador atleticano conhece muito bem seu principal atacante. Foram adversários há 15 anos, na semifinal do Campeonato Brasileiro, na última edição disputada com o formato de mata-mata. O Santos, de Robinho, levou a melhor sobre o Grêmio, de Roger. O comandante atleticano lembra bem dos duelos do passado.

"Eu falei para ele como já me deu muito trabalho", disse Roger Machado com um sorriso no rosto, durante entrevista exclusiva ao UOL Esporte. Naquela época era o duelo de um jovem atacante de 18 anos contra um experiente lateral aos 27 anos e com muitas temporadas como titular na equipe tricolor.

Roger sabe muito bem que Robinho já não tem a velocidade e a força física de 15 anos atrás. Mas por outro lado, mais experiente, perto de completar 33 anos, o camisa 7 do Atlético tem mostrado um lado artilheiro, além da capacidade de armar jogadas, como se fosse um articulador. E é justamente pensando nisso que Roger vai montar o Atlético versão 2017. Robinho vai poder jogar mais perto da meta do adversário, para seguir fazendo muitos gols e seguir em boa fase.

"Eu imagino o Robinho bem perto do gol. Ele é um jogador que também pode ser um articulador. Ele tempo por definição, é uma característica, ele pisa bastante dentro da área. Faz com frequência, entendendo bem o momento certo", explicou Roger.

A grande temporada de Robinho em 2016 deve render ao atacante atleticano mais uma convocação para a seleção brasileira. Algo que não acontece desde junho de 2015, quando fez parte do elenco que disputou a Copa América realizada no Chile. Robinho deve ser um dos nomes na lista de Tite para o amistoso com a Colômbia, em homenagem às vítimas da tragédia com a Chapecoense, que aconteceu no fim de novembro do ano passado.

Com pré-temporada, Robinho quer ano ainda melhor

Anunciado como reforço do Atlético em 12 de fevereiro de 2016, Robinho não realizou a pré-temporada com os demais jogadores do elenco. O atacante chegou já com o Campeonato Mineiro em andamento e dias antes da estreia na Copa Libertadores, motivo pelo qual nem foi relacionado para o primeiro jogo do torneio continental, contra o Melgar, no Peru. Mesmo assim, Robinho teve um grande ano com a camisa alvinegra.

E o atacante acredita que 2017 vai ser ainda melhor. O fato de fazer a pré-temporada deixa Robinho bastante confiante. "É importante fazer uma boa pré-temporada, para suportar quantidade de jogos. Ano passado não pude fazer, fui ajustando durante o ano e consegui jogar. Esse ano, fazendo tudo certo, a tendência é melhorar o rendimento".

Os primeiros dias de trabalho neste ano mostraram realmente o Robinho motivado. Roger elogiou o desempenho do atacante nas atividades que tem realizado na Cidade do Galo. "Se ano passado ele esteve bem, esse ano ele começou bem os treinamentos. Está com muito interesse em dar continuidade à sua carreira em altíssimo nível. Já cobrei dele que pode repetir o ano, que vou ficar bastante feliz", disse Roger Machado com exclusividade ao UOL Esporte.

Mais perto do gol, Robinho pode ajudar o Atlético com gols e conquistar o primeiro título pelo clube. De acordo com o atacante, é isso que ele quer fazer em 2017, ser campeão com a camisa atleticana. "O objetivo sempre são as conquistas coletivas. A gente entra em campo para ajudar o time. Fiz um bom ano em 2016, mas não fui campeão pelo Atlético ainda. Espero manter a média de gols do ano passado e coroar com títulos, que é o mais importante".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos