Topo

Atlético-PR corta Fla e pode negociar Marcos Guilherme com futebol croata

O meia Marcos Guilherme é alvo do Flamengo, mas está perto de jogar na Croácia - Gustavo Oliveira/Site Oficial do Atlético-PR
O meia Marcos Guilherme é alvo do Flamengo, mas está perto de jogar na Croácia Imagem: Gustavo Oliveira/Site Oficial do Atlético-PR

Napoleão de Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, em Curitiba e no Rio de Janeiro

22/01/2017 17h40

Pretendido pelo Flamengo, o meia Marcos Guilherme pode trocar o Atlético Paranaense pelo Dínamo Zagreb e não mais pela Gávea, ao contrário do que indicavam as negociações. Aos 21 anos, ele teve passagens pela seleção brasileira sub-20, mas vive às turras com a torcida do Furacão, dada a expectativa criada pelo desempenho ainda não correspondido: em 44 jogos pelo profissional do Atlético em 2016, apenas 3 gols - um deles decisivo contra o Flamengo, na semifinal da Primeira Liga do ano passado.

O negócio entre os rubro-negros surgiu no final do ano. O Atlético tinha interesse na permanência do lateral-direito Léo, enquanto que o Flamengo via em Marcos Guilherme um potencial reforço. O Furacão, porém, não queria uma troca simples entre os jogadores: pediu Ederson e cogitou trazer de volta Marcelo Cirino, revelado pelo clube. Ederson recusou o negócio e com Cirino as negociações complicaram, devido aos direitos econômicos partilhados entre os clubes.

O Flamengo se irritou com a demora na negociação, capitaneada por Mario Celso Petraglia, presidente do conselho atleticano. O dirigente esteve de férias nos EUA e não avançou com o tema junto à diretoria carioca, que deixou em aberto a sequência da negociação. Ao voltar do exterior, Petraglia trouxe consigo uma proposta do Dínamo Zagreb, da Croácia, por 50% dos direitos do jogador, estimados em 3 milhões de euros - pouco mais de R$ 10 milhões.

Nesta segunda-feira (23), um encontro entre os representantes do jogador e a diretoria atleticana deve selar a ida de Marcos Guilherme para a Europa. Das negociações anteriores, Léo ficou na Baixada, renovando empréstimo, Ederson segue na Gávea e Cirino ainda tem destino indefinido.

O Flamengo aguarda o desfecho, mas sabe que as chances de contar com Marcos Guilherme foram consideravelmente reduzidas. Porém, enquanto o martelo não for batido por Petraglia, a possibilidade ainda existe.