Topo

Finalista da Copa São Paulo é denunciado por suposto "gato"; Paulista nega

Brendon Matheus Lima dos Santos é acusado de usar documentos falsos - Reprodução/Facebook
Brendon Matheus Lima dos Santos é acusado de usar documentos falsos Imagem: Reprodução/Facebook

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/01/2017 17h13

O Paulista de Jundiaí, que garantiu vaga na decisão da Copa São Paulo de Juniores neste domingo (22) ao golear o Batatais por 5 a 1, pode ser expulso da competição (e ainda das próximas cinco edições) em razão de uma suposta adulteração de idade de um de seus jogadores. A denúncia partiu do time derrotado na semifinal. Jogador e o Paulista dizem que não há irregularidade.

André Toffetti, presidente do Batatais, enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol que em denuncia que o jogador Brendon Matheus Lima dos Santos usa documentos falsos para jogar. O atleta está registrado com data de nascimento em 1997, mas, segundo a denúncia, teria nascido em 1994.

De acordo com a denúncia, obtida pela reportagem do UOL Esporte, o jogador se chamaria Elton Rodrigues.
 
A Federação Paulista de Futebol (FPF) já tomou conhecimento do caso e iniciou as investigações. Por enquanto, a entidade só conta com a informação que o mesmo atleta disputou o Paulista Sub-20 do último ano, pelo Nacional da capital.
 
O Paulista de Jundiaí disse que confia na legalidade dos documentos do atleta. Brendon foi questionado pelos dirigentes do clube neste domingo.

Ofício do Batatais denuncia adeulteração de idade em um dos jogadores do Paulista de Jundiaí - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Já fizemos uma acareação com o jogador, sozinho em uma sala, vimos os documentos dele e pareceu tudo certinho. É um bom garoto, evangélico, amigo de todos. Não podemos bater nele e pedir que ele fale a verdade. Mas nos pareceu que ele disse a coisa certa. Já avisamos a Federação", disse Pepe Verdugo, presidente do Paulista de Jundiaí.

Segundo o regulamento da Copa São Paulo, em seu artigo 25, um clube pode ser expulso da competição em caso de comprovação de adulteração de idade de algum de seus jogadores:

"Art – 25- Caso seja comprovado, tanto durante quanto após a realização da competição, que algum atleta inscrito tenha participado com documentação adulterada ou informação falsa, o Clube do atleta infrator será eliminado da competição em curso e poderá ser excluída de suas 05 (Cinco) próximas edições".

Com a vitória deste domingo, o Paulista espera a definição do outro finalista da Copa São Paulo. Corinthians e Juventus decidem a outra vaga para a decisão, marcada para o dia 25 de janeiro (quarta-feira).