Topo

Grêmio prepara mesma fórmula usada com Luan para joia uruguaia

Martín Chaves, 18 anos, será emprestado pelo Peñarol ao Grêmio - Reprodução/Youtube
Martín Chaves, 18 anos, será emprestado pelo Peñarol ao Grêmio Imagem: Reprodução/Youtube

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2017 04h00

Martín Chaves, 18 anos, seguirá os passos de Luan no Grêmio. Contratado por empréstimo junto ao Peñarol, o atacante irá encarar a mesma fórmula de treinamento que transformou uma aposta do Tanabi-SP em dono da camisa sete e maior ativo do atual grupo de jogadores.

A ideia é submeter Chaves a treinos específicos para desenvolvimento técnico e físico. O projeto chamado de Lapidar atende às categorias de base, justamente onde a joia uruguaia começará sua passagem pelo Tricolor.

Luan fez esse caminho. Em 2013, o Grêmio fechou empréstimo do atacante formado no futebol de salão. Durante todo aquele ano, o menino franzino passou pelos trabalhos especiais do clube gaúcho. Em setembro, antes do final do empréstimo, o Tricolor comprou os direitos de Luan. Em 2014, ele apareceu no elenco principal pela primeira vez. No ano seguinte, virou peça-chave da equipe e em 2016 foi campeão olímpico com a seleção brasileira.

Chaves, tal qual ocorreu com Luan, também assinará por empréstimo com o Grêmio. O contrato dá opção de compra ao final do período. A ideia é contratar em definitivo mediante a confirmação das qualidades do uruguaio.

“Ele vem para jogar na base, vai passar por uma preparação específica para atletas que chegam com essa idade. O Luan ficou seis meses com treinos assim e depois foi avaliado, promovido”, comenta Gustavo Schmitz, diretor da base do Grêmio.

Meia-atacante rápido e técnico, ele se tornou destaque nas categorias de base do Peñarol. Com passagem também por times inferiores da seleção uruguaia.

Capitão e camisa 10 do time de sua categoria no Peñarol, Martín Chaves encheu os olhos do Grêmio durante a Copa Ipiranga RS, realizada em Porto Alegre em dezembro último. Desde então, o time gaúcho passou a investir na contratação.

O plano do Grêmio prevê até promoção ao grupo de transição, que atua em conjunto com o elenco principal. É neste elenco que a comissão técnica, atualmente comandada por Renato Gaúcho, busca alternativas caseiras ao longo da temporada.