Topo

Lateral do Liverpool nunca perdeu em jogos em que marcou um gol

AP Photo/Dave Thompson
Imagem: AP Photo/Dave Thompson

Do UOL, em São Paulo

23/01/2017 04h00

Peça para um amigo escolher um jogador do Liverpool para montar a sua equipe. As chances de James Milner ser escolhido são mínimas. Mas você deveria olhara para o jogador inglês de 31 anos com mais carinho. Ele pode ser o melhor amuleto de boa sorte de todo o futebol europeu.

Na semana passada, o Liverpool empatou em 1 a 1 com o Manchester United. Pode não ter sido o resultado dos sonhos para o técnico alemão Jurgen Klopp e seus jogadores, mas foi um recorde de Milner. Ele foi o autor do único gol do time na partida, de pênalti. E continua sem ser derrotado sempre que balança as redes.

O jornal Daily Mirror o chamou de o mais sortudo dos amuletos – frase usada ali em cima, no primeiro parágrafo. Os números não negam isso. São 46 jogos desde sua estreia como profissional, em 2003, em que ele balançou as redes. Dessas partidas, foram 37 vitórias e 9 empates. Nenhuma derrota.

Não são números estelares. Cristiano Ronaldo, por exemplo, tem seis temporadas em que marcou mais de 50 gols. Após defender seis clubes, Milner ainda não chegou a isso em toda a sua carreira. Mas esses 46 jogos invictos mostram o quanto ele é pode ser importante.

Essa temporada pode ser o melhor exemplo disso. Apesar da versatilidade (já foi usado do ataque à defesa em 14 anos de carreira), ele sempre foi considerado um meio campista – e nunca daqueles que costumam brilhar mais do que sua equipe. O Jurgen Klopp, porém, viu no jogador algo que poucos tinham visto antese o deslocou para a defesa.

Hoje, Milner é lateral. E tem jogado bem nessa função. No começo do mês, o Observatório do Futebol, do Centro Internacional de Estudos do Esporte da Universidade de Neuchatel, na Suíça, apontou os melhores jogadores do mundo atualmente, usando um logarítimo que analisa estatísticas e funções em campo, desenvolvido desde 2010. Milner era o segundo melhor lateral da pesquisa, atrás apenas do brasileiro Alex Sandro, da Juventus.

Para os torcedores do Liverpool, tudo isso é uma boa notícia. Ainda mais quando você olha para uma tendência: ele marcou seis vezes na atual edição do Campeonato Inglês. Um feito inédito. Antes, seu recorde eram os cinco gols, nas últimas duas temporadas. A razão por trás disso são os pênaltis. Cobrador oficial da equipe, ele marcou nove vezes desde que chgou à equipe. Nunca errou um pênalti.