Topo

Pelo Cruzeiro, Thiago Neves pode jogar o dobro de partidas feitas na Arábia

Thiago Neves em treino do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Thiago Neves em treino do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/01/2017 04h00

Nesta terceira e última semana de pré-temporada, entre outros treinamentos, os jogadores do Cruzeiro continuam submetidos a uma programação especial que visa o melhor condicionamento físico possível para suportar a frequência de jogos ao longo do ano. E um desses atletas é Thiago Neves, que não joga desde outubro. Mesmo após ter realizado treinamentos à parte para não perder o ritmo enquanto esteve fora dos campos, o meia recebe todo cuidado da comissão técnica para minimizar possíveis desgastes. De volta ao Brasil após quatro anos, o jogador vai encontrar pela frente uma maratona de compromissos e pode terminar o ano com até o dobro de atuações em relação à sua última equipe.

Desde o início da temporada de 2015/16 até seu último jogo pelo Al Jazira, em outubro do ano passado, Thiago entrou em campo por 44 vezes. Se considerada apenas a última temporada completa pelo clube, o jogador realizou 37 dos 43 jogos feitos pela equipe. A participação dentro de campo chega a mais de 85% de presença. Porém, os números são bem menores que a quantidade de partidas que o aguardam aqui no Brasil.

Em 2017, o Cruzeiro vai disputar cinco competições: Mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. 55 compromissos já estão certos. Porém, a cada avanço nas fases de mata-mata dos torneios, a contagem aumenta, podendo chegar a incríveis 85 jogos. Isso configuraria um recorde no calendário celeste e um aumento significativo de quase 100% nas atuações de Thiago em relação às partidas no Al Jazira. Vale lembrar que nos últimos anos, a média do Cruzeiro foi de 72 jogos por temporada.

Desde que chegou, o jogador disse estar bem fisicamente e pronto para jogar. Nos primeiros dias de treinamento, a boa forma também foi vista por Mano Menezes, que elogiou os cuidados tomados pelo principal reforço da agremiação.

“O Thiago já vinha treinando, e nos treinamentos que participou junto com o grupo, a evolução dele ficou evidente”, disse.

Elogiado pelo comandante, Thiago permanece com a expectativa de estrear já nas primeiras partidas oficiais do ano. Neste domingo, o Cruzeiro dará o pontapé inicial no campeonato estadual, duelando contra o Villa Nova no estádio Mineirão.