Topo

Além da cidade, o clube São Paulo faz aniversário. Pato e Kaká lembraram

Pato e Kaká comemoram gol do São Paulo em 2014; dupla lembrou do aniversário tricolor - Eduardo Knapp/Folhapress
Pato e Kaká comemoram gol do São Paulo em 2014; dupla lembrou do aniversário tricolor Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 18h32

Todo dia 25 de janeiro São Paulo comemora seu aniversário com um feriado e a tradicional final da Copinha no Pacaembu. Só que além da cidade, o clube São Paulo também faz aniversário, você sabia? Kaká e Alexandre Pato, são-paulinos ilustres, lembraram.

 

Parabéns @saopaulofc !! 87 anos!! Que honra fazer parte dessa história. ⚫️⚪️

Uma foto publicada por Ricardo Kaka (@kaka)

em

As postagens dos dois jogadores, que atuaram juntos e, 2014, atiçaram os são-paulinos que comemoravam a data nas redes sociais. No Instagram de Kaká e no Twitter de Pato choveram pedidos para que a dupla voltasse a atuar no Morumbi.

Como não há nenhum indício de que isso ocorra em breve, os torcedores tiveram de se contentar com a festa pelo clube, cuja data precisa do aniversário é polêmica. Para esclarecer a torcida, o São Paulo chegou a divulgar em seu site oficial um texto com toda a história da fundação do clube, incluindo uma cópia da ata e os nomes dos sócios responsáveis pelo ato.

“‘Mas quando é o aniversário do meu clube mesmo?’ A dúvida é pertinente. O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e refundado, após desavenças políticas que haviam levado o clube a um breve encerramento, em 16 de dezembro de 1935”, escreveu o clube em seu site.

O São Paulo considera 25 de janeiro de 1930 sua data oficial de “nascimento”, entendendo que a primeira fase de sua história está associada àquela que passou a ser construída após a refundação. Nem todos, no entanto, seguem essa vertente. A FPF (Federação Paulista de Futebol), por sua vez, considera 16 de dezembro de 1935 a data oficial de fundação do clube, como expõe em seu site oficial.