Topo

Herói da final estava em time B: veja curiosidades do campeão Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 19h15

Jogador mais decisivo na final da Copa São Paulo, com assistência e gol na vitória por 2 a 1 do Corinthians, sobre o Batatais, o atacante Marquinhos tem uma história de superação pessoal dentro do clube. Surpresa do treinador Osmar Loss para o torneio, em que foi titular do começo ao fim, ele estava até setembro na equipe B corintiana.

Parceiro do Corinthians, o Flamengo de Guarulhos funciona há alguns anos como segunda equipe para jogadores não aproveitados da base, ou em primeiro ano de juniores. Marquinhos, que completará 20 anos na quinta-feira, não estava entre os atletas mais cotados no Parque São Jorge e foi chamado às pressas para fechar o grupo da Copa São Paulo.

Paraense, Marquinhos está vinculado ao Corinthians desde 2014, quando deixou o Castanhal-PA, mas não havia tido oportunidades até então. Titular na Copinha, foi um dos destaques da equipe ao longo do torneio e responsável pelo cruzamento preciso que Carlinhos, de cabeça, completou para as redes já aos 39min do segundo tempo. Depois, o atacante fez o quarto gol na Copa São Paulo para definir o triunfo por 2 a 1.

Veja mais curiosidades dos campeões:

Zagueiro titular trocou Corinthians pelo Palmeiras
Del'Amore retornou no fim de 2015 para sua terceira passagem pelo Corinthians. Antes disso, nos juvenis, foi jogar no Palmeiras por falta de acordo salarial.

Artilheiro chorou com saudades de casa
Aos 14 anos, Carlinhos foi aprovado em testes no Desportivo Brasil, mas pediu para ir embora depois de duas semanas. Muito jovem, sentia saudades da família, em Jaú, e rodou bastante depois até chegar ao Corinthians com 17 anos. Foi o goleador da Copa São Paulo.

Zagueiro arrumou clube no meio de peneira
Ex-Atlético-PR, o zagueiro Thiago estava sem clube quando foi visitar o Desportivo Brasil para assistir a uma peneira da equipe sub-13. Ele foi convidado pelo treinador e avaliador técnico Lucas Goes para ficar e acabou como destaque da Copa São Paulo 2016. Chegou ao Corinthians em abril do ano passado e tomou conta da posição.

Craque da campanha foi procurado por mais de 10 empresários
Principal destaque da competição, o meia Pedrinho gerou uma disputa grande de empresários de maior renome. Ele é associado a Will Dantas, agente menos conhecido, e afirma ter recebido ligações de Assis, irmão de Ronaldinho, Carlos Leite, Juan Figer, André Cury (representante do Barcelona), Giuliano Bertolucci (trabalha com Kia Joorabchian) e Jorge Mendes (agente de Cristiano Ronaldo). Will ainda acusou assédio da empresa Elenko Sports.

Sensação era vizinho de presidente
O meia Fabrício Oya, no Corinthians desde 2011, morava no mesmo prédio do ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, no Tatuapé. Mais jovem do time titular, ele tem hoje um dos maiores salários da base e foi destaque dos juvenis até o ano passado.

Cão de guarda é o mais antigo do Corinthians
O volante Renan Areias está no clube desde outubro de 2009, quando chegou com ainda 11 anos. Com passagens por seleções de base, criou identificação com a torcida na Copa São Paulo pelo estilo raçudo.

Goleiro duas vezes finalista era terceira opção no Fluminense
Filipe, um dos remanescentes do Corinthians vice-campeão do ano passado, foi liberado sem custos pelo Fluminense, onde era terceiro goleiro dos juvenis. Com a camisa corintiana, deu a volta por cima e chegou à seleção Sub-17. Já treinou nos profissionais e é bastante elogiado por Mauri Lima, preparador de goleiros do time adulto.

Capitão da campanha levou lateral campeão brasileiro ao Corinthians
Guilherme Mantuan, um dos líderes da equipe e já membro dos profissionais, tem passagem curiosa. Ele atuava no Juventus e foi fazer testes ao lado do amigo Guilherme Arana. Ambos foram aprovados, inicialmente no futsal. Em outubro de 2011, Mantuan assinou contrato de amador e passou de vez para o campo.