Topo

Agente de Mina recebe convite para visitar o Barcelona em fevereiro

Mina disse que Palmeiras tem sido fundamental na evolução na carreira; Barça pode contratá-lo  - Cesar Greco/Fotoarena
Mina disse que Palmeiras tem sido fundamental na evolução na carreira; Barça pode contratá-lo Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/01/2017 08h20Atualizada em 25/01/2017 12h24

Dono de uma cláusula de preferência na compra do zagueiro Yerry Mina, o Barcelona quer aproximar-se do defensor palmeirense. De acordo com informações publicadas pelo jornal Sport e confirmadas pelo UOL Esporte, o tio e agente do jogador, Jair Mina, e o pai do atleta visitarão o clube catalão no próximo mês de fevereiro.

Segundo apurou a reportagem com pessoas próximas à família de Yerry Mina, o tio e o pai foram convidados pelo Barcelona para conhecer as instalações do clube. O interesse do zagueiro atualmente é defender o Palmeiras durante toda a Copa Libertadores e sair no próximo ano.

Nesta quarta-feira, o zagueiro trabalhou separadamente do grupo de atletas comandado por Eduardo Baptista. Mina permaneceu em um campo ao lado, realizando trabalhos físicos.

O zagueiro ainda não apresenta a melhor forma física e corre contra o tempo para atuar no amistoso de domingo, às 17h (de Brasília), contra a Ponte Preta, no Allianz Parque.

Entrevista a jornal espanhol

Em maio do ano passado, o zagueiro Yerry Mina tinha ofertas do Palmeiras e Barcelona nas mãos. No clube paulista, ele vislumbrava crescer profissionalmente. No Barça, ele sabia que poderia ser emprestado para outro clube com o intuito de ganhar “experiência internacional”. Ao jornal Sport, o colombiano afirma que fez a escolha certa ao decidir pelo Palmeiras.

Um dos destaques na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, o zagueiro de 22 anos diz não ter pressa para se transferir para a Europa.

“Apostamos por vir para cá [Palmeiras] e fazer um bom trabalho para crescer e aprender. Creio que a decisão foi correta. O Palmeiras é um grande clube, uma grande equipe e não tenha dúvida que tínhamos capacidade de disputar o campeonato [Brasileiro de 2016]. No fim, ganhamos o título”.

Quando chegou ao Palmeiras, ficou estabelecido em cláusula que, para ficar com o Mina na janela de transferência da metade de 2017, o clube catalão pode pagar 9 milhões de euros. O colombiano firmou contrato com o Palmeiras até 2021.

“Quero fazer as coisas bem. Estou bem no Palmeiras, um clube que eu me identifiquei muito. Quando eu for para a Europa, quero estar 100% profissionalmente para que minha adaptação seja o mais rápido possível”.

Sobre o Barcelona, Mina disse que seu estilo de jogo combina com o do time de Luis Enrique.

“Sempre gosto de sair jogando, e o Barcelona faz isso com o Ter Stergen. Quando a bola chega no Messi, Neymar ou Suárez, ela vem sempre tocando [com trocas de passes]. Eu gosto de ver como a equipe não se cansa de dar 30 ou 40 passes”.