Topo

Oposição corintiana derruba funcionário do presidente que vigiava contas

Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 12h24

Dois dos três membros do Conselho Fiscal do Corinthians devem deixar seus cargos. Marcio Antonio Augustinelli e Jonas Rabelo dos Santos, por vínculos comprovados com o presidente Roberto de Andrade e o vice André Luiz de Oliveira, respectivamente, estão de saída a partir de movimento da oposição.

Os dois casos, porém, são distintos.

Em relação a Marcio Antonio, um grupo de conselheiros corintianos protocolou pedido de afastamento ao presidente do Conselho Deliberativo, Guilherme Strenger. Marcio é contador da concessionária Nova Veículos, onde trabalha o mandatário Roberto de Andrade.

Strenger aguarda a defesa de Marcio, mas a saída dele é considerada consumada e deve ser adotada liminarmente. A ideia dos oposicionistas era que a então formação do conselho fiscal não participasse da análise de previsão orçamentária do clube para 2017. Marcio Antonio, porém, já analisou contas da gestão Roberto de Andrade nos últimos dois anos. 

Já Jonas Rabelo, em virtude da situação do colega, pediu desligamento na sequência, pois é contador de empresa de propriedade de André Luiz, conforme declarou o oposicionista Osmar Stábile. 

"Como ele trabalha com o André, se achou impedido de estar trabalhando", explicou Stábile, um dos líderes do movimento. "Há pouco tempo ficamos sabendo que ele (Marcio Antonio) trabalhava como contador do Roberto de Andrade. Segundo o Profute, os conselheiros fiscais dos clubes precisam ser independentes", citou Stábile. 

Líder da situação, o diretor jurídico Luiz Alberto Bussab explicou. "O Marcio Augusto foi candidato ao conselho fiscal nessa condição, isso nunca se escondeu. Ele é sócio do clube há 30 anos e foi o mais votado para o conselho fiscal. Depois de dois anos, estão alegando isso. Eles foram eleitos, a oposição também teve seus candidatos e ganhou quem teve o maior número de votos", disse. 
 
O suplente Marcos Ribeira Caldeirinha assumiu a vaga de Jonas Rabelo. Mais um dos suplentes será escolhido para a vaga de Marcio Antonio. 
 
A reportagem tentou contato com André Luiz de Oliveira, mais conhecido como André Negão, mas ele não atendeu as ligações.