Topo

Vitinho vai bem e faz Palmeiras pensar em deixar campeões fora do Estadual

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 12h00

Novo xodó do Palmeiras desde a saída de Gabriel Jesus, Vitinho começa a ver a sua chance de ser inscrito no Paulista aumentar. Para entrar, no entanto, ele precisará vencer a competição interna por uma vaga.

A Federação Paulista de Futebol permite que 28 atletas sejam cadastrados para a disputa do Estadual. O grupo alviverde tem 31. No início do ano, o jovem de 18 anos era tido como carta fora do baralho, mas uma boa semana de treinos, com direito a golaço no amistoso contra a Chapecoense, e a admiração de Eduardo Baptista podem colocar o meia no torneio.

Na última terça-feira, inclusive, Vitinho treinou entre os titulares com a ausência de Dudu, que está concentrado com a seleção brasileira para o Jogo da Amizade contra a Colômbia.

Os dois que correm mais risco no panorama atual são Rafael Marques e Erik. O primeiro chegou a ser colocado praticamente à venda pelo Palmeiras, foi envolvido até em eventuais trocas por jogadores que interessavam a equipe paulista, mas preferiu não sair.

Desde o início dos treinos, ele não teve muitas chances para treinar entre os atletas principais. Contra a Chapecoense, inclusive, ele também não entrou.

Neste quesito, Erik está à frente. O jogador teve a chance de atuar no segundo tempo contra a equipe de Santa Catarina, mas ainda não tem a confiança de toda a torcida, tampouco da comissão técnica. O que pesa contra ele é o preço: em 2016, ele foi contratado por R$ 13 milhões.

Rodrigo é outro que dificilmente será inscrito. Sem praticamente nenhuma chance na temporada passada, ele continua sem prestígio na Academia de Futebol. Neste caso, no entanto, o volante não compete diretamente com Vitinho por um espaço no time.

Os times do Paulistão poderão inscrever seus atletas a partir do dia 27 de janeiro e completarão a lista no máximo até o dia 3 de março. Um jogador só poderá ser substituído da lista mediante comprovante de lesão. Outra possibilidade de troca fica restrita aos times que passarem para a fase de mata-mata: até quatro atletas poderão ser substituídos.