Topo

Odebrecht pagará R$ 1 mi por débitos de luz do Maracanã, mas critica Rio-16

REUTERS/Nacho Doce
Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 15h03

A Concessionária Maracanã S.A. liderada pela Odebrecht, prometeu, nesta quinta-feira (26), que pagará até a sexta-feira um débito de R$ 1 milhão com a empresa fornecedora de energia elétrica Light. O estádio está com luz cortada. No comunicado, o consórcio liderado pela Odebrecht afirma ainda que a dívida é de responsabilidade do Comitê Rio-2016.

Em contato com o UOL Esporte, Mario Andrada, diretor de comunicação do Comitê durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, rebate: "Todos os débitos do Comitê com a Light foram resolvidos. A luz do Maracanã foi cortada porque a Odebrecht não paga as contas desde novembro".

O Comitê alega que devolveu a administração do Maracanã à Concessionária no começo de novembro. O consórcio, por sua vez, rejeitou assumir o comando do complexo por entender que a organização da Rio-2016 descumpriu parte do acordo. A briga foi parar na Justiça: por força de liminar concedida em 16 de janeiro pela juíza Fernanda Lousada, da 4ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Concessionária teve de reassumir a tutela do estádio. 

"De acordo com o Termo de Autorização de Uso (TAU), documento que disciplinou o uso do complexo durante o chamado período olímpico, a obrigação pelos reparos, bem como das contas públicas, é de responsabilidade do Comitê Rio-2016. De acordo com o TAU, o comitê deve permanecer à frente do complexo até que todos os reparos, assim como débitos, sejam realizados", diz o texto da Concessionária publicado nesta quinta. 

O consórcio cita trechos do documento para alegar que o Maracanã e o Maracanãzinho não foram devolvidos em seus estados originais, compromisso assumido pelo Comitê que deveria se estender mesmo depois do dia 30 de outubro de 2016, no fim do contrato. 

"O Termo de Autorização de Uso, assinado entre o Governo e a Rio 2016, prevê que 'o Comitê Rio-2016 deve continuar na posse do Complexo Maracanã até que tenha concluído todas as obras de adequação para que o Maracanã e Maracanãzinho retornem ao seu estado original, mesmo depois do dia 30 de outubro de 2016” (parágrafo 11º de oitava cláusula do contrato)'. O TAU ainda prevê que o Rio-2016 se comprometeu a 'arcar integralmente com as despesas necessárias à utilização da área cedida, tais como: tarifas de água, luz, esgoto, gás, impostas e taxas durante o período de uso exclusivo', o que ainda não foi feito", afirma o informe da concessionária.