Topo

Grêmio recua após começar busca por gringos e fica com brasileiros

Grêmio flertou com mercado sul-americano atrás de reforços neste começo do ano - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Grêmio flertou com mercado sul-americano atrás de reforços neste começo do ano Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/01/2017 04h00

A busca por reforços levou o Grêmio até jogadores estrangeiros, mas os negócios feitos até agora são com alvos nacionais. Às vésperas de dar o elenco principal por completo, mesmo com a súplica de Renato Gaúcho por mais “um ou dois tiros”, o Tricolor tem novamente brasileiros na mira. Gringos só virão se alguma das opções preferenciais não fechar.

Até aqui, o Grêmio fechou com seis reforços para 2017. Beto da Silva é o único estrangeiro, mas tem cidadania peruana e também brasileira.

Logo no início do ano, com a política de buscar reforços em mercados diferentes, o clube realmente se aproximou de gringos. Mas acabou sem nenhum deles e fechou com Jael, livre depois de sair do Joinville em dezembro. Para zaga, os alvos são majoritariamente brasileiros.

Um dos nomes que o Grêmio analisou foi Diego Ângelo, 30 anos, do Antalyaspor-TUR, mas não houve acerto. Ex-jogador de Santos e Genoa-ITA, ele serve para delinear o perfil desejado.

A busca do Grêmio é por zagueiro de imposição, com boa saída de jogo. O nome de Alberto Rodríguez, 32 anos, também está em uma lista do clube. O peruano, que atua no Universitario, agrada justamente pelo estilo.  

Só que a meta é procurar acerto com outros alvos, mais acima em lista de preferência do Grêmio e da comissão técnica. A diretoria tem mantido os nomes em sigilo, mas admite que até dois jogadores deverão ser anunciados para a função.

O status de brasileiro que atua fora do país se encaixa nessa busca. Também foi assim que o Grêmio chegou a Ramon, ex-Inter, Vasco e Corinthians, e Bruno Cortez, ex-São Paulo e que ficou dois anos no Albirex Nigata-JAP.

A volta de Bressan, cedido ao Peñarol em julho passado por um ano, não influenciará a procura. Mesmo com a volta dele, a diretoria entende que precisa de dois reforços. Atualmente, o elenco treina com três atletas para a posição: Geromel, Kannemann e Thyere.

O Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho somente em dois de fevereiro, contra o Ypiranga-RS, na Arena. Antes, porém, realiza jogo-treino diante do Aimoré-RS. Os últimos reforços, gringos ou brasileiros, deverão chegar já com o estadual em andamento.