Justiça proíbe quatro organizadas do Corinthians de acompanhar jogos

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quatro torcidas organizadas do Corinthians estão proibidas de acompanharem qualquer evento esportivo em todo território nacional nos próximos três anos. A decisão da Justiça que afasta "Gaviões da Fiel", "Coringão Chopp", "Camisa 12" e "Pavilhão Nove" dos estádios foi proferida nesta quinta-feira (26), após ação civil do Ministério Público.

"Defiro a liminar pleiteada, para determinar o afastamento da empresa ré enquanto durar o presente processo, sob pena de multa da ordem de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por integrante identificado e/ou por evento, além de sua retirada compulsória do local onde esteja sendo realizado o evento esportivo da agremiação apoiada, em todo o território nacional", determinou o juiz Marcelo Rubiolli, em seu despacho.

"O afastamento, como liminar de medida restritiva, é entendido como a impossibilidade de ingresso ou permanência em toda e qualquer praça de qualquer modalidade esportiva, (...) utilização de marcas, logotipos, camisas, instrumentos musicais ou aglomeração com cânticos que propagandeiem a presença da empresa, em âmbito nacional", destacou o magistrado.

Rubiolli foi o responsável pela decisão. Ele é o mesmo que, há cerca de dez dias, determinou a soltura dos 30 corintianos presos no Complexo Penitenciário de Bangu por conta da confusão no dia último dia 23 de outubro, no jogo entre Corinthians e Flamengo, no Maracanã.

O juiz determinou que o grupo respondesse ao processo em liberdade, mas também proibiu a ida dos mesmos a jogos da equipe. Agora a restrição se estendeu às quatro torcidas organizadas, entre elas a Gaviões da Fiel, em jogos no estado do Rio. Os grupos ainda deverão se manter cinco quilômetros afastados dos estádios.

Vinicius Castro/UOL
Grupo de corintianos participou de confusão que gerou suspensão e até prisões

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos