Topo

Elias chega ao Atlético-MG fora da lista das dez maiores compras do clube

Elias chega ao Atlético-MG como a décima maior contratação do clube mineiro - Rubens Cavallari/Folhapress
Elias chega ao Atlético-MG como a décima maior contratação do clube mineiro Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/01/2017 21h37

Pouco depois de o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, confirmar a contração de Elias, via Twitter, o Sporting, de Portugal, usou o site oficial para informar detalhes da transação. A equipe lusa divulgou os valores que vai receber para liberar o volante. O montante é de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 8,5 milhões).

Com esse valor, Elias não aparece nem entre as dez maiores compras feitas pelo Atlético, numa lista feita em euros, já que a cotação variou bastante entre 2011 e 2017. O primeiro lugar segue com André, que custou impressionantes 8 milhões de euros em 2012, após ficar um ano por empréstimo na Cidade do Galo.

Mas André já deixou o Atlético, assim como outros quatro jogadores da lista. Portanto, entre os dez jogadores mais caros da história atleticana, cinco estão na Cidade do Galo (veja a lista completa abaixo). O zagueiro Réver estaria na lista, mas o defensor foi comprado pelo Banco BMG e repassado ao clube mineiro.

No entanto, embora apareça fora da lista dos dez reforços mais caros do Atlético, Elias pode terminar 2017 como a quarta colocação. Pelo acordo feito entre Atlético e Sporting, o clube mineiro vai ter de pagar mais um milhão de euros para os portugueses em caso de conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, fazendo o valor final de Elias soltar para 3,5 milhões de euros, superando o goleiro Victor, atualmente o quarto colocado.

Na lista atual, no quesito quantia gasta, Elias aparece em empatado com Rafael Carioca, cada um custou 2,5 milhões de euros. No entanto, o Atlético detém 50% dos direitos de Rafael Carioca, enquanto tem 70% dos direitos de Elias, o que faz do volante que está na Cidade do Galo desde 2014 uma contratação mais cara.

Compras mais caras da história do Atlético

  1. André – 8 milhões de euros
  2. Guilherme – 6 milhões de euros
  3. Diego Tardelli (2013) – 5,2 milhões de euros
  4. Victor  – 3 milhões de euros mais 50% dos direitos de Werley
  5. Diego Souza - 3 milhões de euros por 50%
  6. Maicosuel  – 3 milhões de euros
  7. Douglas Santos – 3 milhões de euros
  8. Lucas Pratto – 2,9 milhões de euros*
  9. Clayton – 2,5 milhões de euros por 50% mais empréstimo de Rafael Moura
  10. Rafael Carioca – 2,5 milhões de euros por 50%
  11. Elias – 2,5 milhões por 70%

*Equivalente aos US$ 3,2 pagos pelo Atlético ao Vélez, em dezembro de 2014.