Topo

Vargas acerta com Tigres, do México. Imprensa chilena espera ressurgimento

Para jornal chileno, único bom momento de atacante nos últimos anos foi no Grêmio - Vinícius Costa/ Agência Preview
Para jornal chileno, único bom momento de atacante nos últimos anos foi no Grêmio Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Do UOL, em São Paulo

27/01/2017 18h44

O atacante chileno Eduardo Vargas, que defendeu o Grêmio por empréstimo em 2013 e que estava no Hoffenheim (Alemanha), assinou nesta sexta-feira com o Tigres de la UANL (México). A informação foi divulgada pelo próprio clube mexicano em sua conta no Twitter.

“O clube Tigres anuncia a contratação do chileno do chileno Eduardo Vargas, que chega no domingo de manhã à cidade”, anunciou a equipe de San Nicolás de los Garza, cidade na região metropolitana de Monterrey.

Por enquanto, o Tigres – time do zagueiro brasileiro Juninho, ex-Botafogo e São Paulo – não dá detalhes a respeito da contratação.

Tom negativo

Apesar do anúncio, a própria imprensa chilena mostra desconfiança com o atleta e destaca os “números paupérrimos” do jogador – que foi oferecido ao Palmeiras e foi sondado pelo Flamengo – no futebol europeu.

O jornal El Mercurio faz duras críticas a Vargas, que “brilha na seleção, mas não nos clubes”. O levantamento da publicação aponta que o atacante marcou apenas 13 gols em 91 partidas durante sua passagem pela Europa, defendendo Napoli (2012 a 2015), Valencia (2014), Queens Park Rangers (2014 a 2015) e Hoffenheim (2015 a 2017).

Tendo disputado as quatro principais ligas nacionais da Europa (Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha), Vargas deixou o continente com média de gols de 0,14 gol/jogo. “Pouco para um dos cinco artilheiros histórias de ‘La Roja’ (seleção chilena)”, diz o jornal.

Grêmio é exceção

A publicação destacou positivamente a passagem de Vargas pelo Grêmio, “onde recuperou seu nível”. Na temporada 2016/2017, pelo Hoffenheim, o jogador despertou pouca empolgação da imprensa de seu país.

“Na atual temporada, a falta de continuidade e a escassez de gols acabaram com a paciêndia do atacante”, diz o jornal, otimista com a transferência para o futebol mexicano, “para assim poder demonstrar sua grande capacidade goleadora – desta vez, longe da Europa”.