Topo

Com gol no fim, Del Valle evita vexame e avança à 2ª fase da Libertadores

Michael Estrada (7) e Gabriel Cortez (10) marcaram os gols da classificação - Rodrigo Buendia/AFP Photo
Michael Estrada (7) e Gabriel Cortez (10) marcaram os gols da classificação Imagem: Rodrigo Buendia/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

28/01/2017 00h11

O Independiente Del Valle sofreu, mas conquistou uma classificação heróica à segunda fase da Copa Libertadores da América 2017. Vice-campeão do torneio em 2016, o time equatoriano empatou em casa com o Deportivo Municipal (Peru) nesta sexta-feira por 2 a 2, graças a um gol nos acréscimos do segundo tempo.

Na partida de ida, em Lima, o Del Valle venceu por 1 a 0, graças ao gol de Michael Estrada. No placar agregado, vitória equatoriana por 3 a 2. Caso vencesse por 2 a 1, o Municipal se classificaria por conta dos gols marcados fora de casa.

O primeiro gol da partida foi marcado justamente pelos visitantes, aos 20 min do primeiro tempo. Após cruzamento pela esquerda, Sergio Moreno cabeceou e encobriu o goleiro Adrián Bone.

No segundo tempo, o Del Valle chegou ao empate aos 17 min: após cruzamento rasteiro pela direita, o próprio Michael Estrada se antecipou à defesa e escorou para as redes.

No entanto, o Municipal voltou a ficar na frente aos 31 min da etapa final. Da entrada da área, Pier Larrauri arriscou o chute e surpreendeu Bone mandando a bola no canto.

Tudo caminhava para a classificação do Municipal, mas o Del Valle – que teve Kener Arce expulso aos 44 min – chegou à classificação nos acréscimos. Aos 48 min, Gabriel Cortez recebeu o cruzamento na área pela direita e, livre, chutou forte para empatar.

Classificado, o Del Valle mede forças na próxima fase com o Olímpia (Paraguai). Os jogos acontecem nos dia 2 e 9 de fevereiro. Quem vencer pega Botafogo ou Colo-Colo (Chile).

Uruguaio e estreante avançam

Em outro confronto pela primeira fase de pré-classificação da Libertadores 2017, o Montevideo Wanderers garantiu vaga em casa ao vencer o Universitário de Sucre por 5 a 2. Na partida de ida, os bolivianos haviam vencido por 3 a 2.

Por fim, o Deportivo Capitá (Paraguai) garantiu vaga ao empatar fora de casa com o Deportivo Táchira (Venezuela) por 0 a 0. No jogo de ida, vitória do time paraguaio - estreante na Libertadores - por 1 a 0.

Na segunda fase, o Montevideo Wanderers enfrentará o The Strongest, enquanto o Capiatá medirá forças com o Universitário (Peru). As partidas acontecem também em 2 e 9 de fevereiro.