Topo

Bahia bate Jacobina e lidera; Vitória vence em estreia de C. Xavier

Bahia/ Twitter
Imagem: Bahia/ Twitter

Do UOL, em São Paulo

29/01/2017 18h59

Em sua primeira partida no Campeonato Baiano deste ano, o Bahia recebeu o Jacobina no Estádio de Pituaçu. O Tricolor venceu a partida por 2 a 0, com gols de Zé Rafael e Juninho, e já começou a competição como líder. Está na frente do Vitória, que também venceu, pelo saldo de gols.

No 1º tempo o Jacobina tentou recuar para segurar a pressão natural do Bahia, mas não deu certo. Com apenas 13min de bola rolando, Edson já roubou a bola e fez passe em profundidade para Zé Rafael, que finalizou com sucesso. Depois disso, o Tricolor ganhou ainda mais confiança e poderia ter feito mais gols no 1º tempo.

A partida ficou mais lenta no 2º tempo, mas o Bahia continuou mais perigoso, principalmente por causa das bolas paradas. Juninho brilhou nesse tipo de lance, pois quase fez um gol olímpico e depois balançou a rede com uma bonita cobrança de falta.

Vitória vence com Cleiton Xavier "nota 7"

O Vitória começou com o pé direito no Campeonato Baiano e venceu o Juazeirense por 2 a 1 no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Com dois gols do atacante Kieza, o Vitória sai na ponta da tabela no Campeonato Baiano, que começou neste domingo (29). No primeiro tempo, foi uma partida de poucas emoções para as duas torcidas. No segundo tempo o jogo esquentou um e ficou mais disputado.

Foi a estreia do meia Cleiton Xavier no time. Na temporada passada, ele jogava no atual campeão brasileiro, o Palmeiras, e virou a principal contratação do Vitória para este ano. 

O primeiro gol do Vitória saiu logo no início do jogo, aos 4min. O atacante David fez boa jogada e arrancou livre pela direita até a linha de fundo. Passou sem dificuldade pelo marcador, entrou na grande área, cruzou e encontrou o centroavante Kieza livre na pequena área. Foi só completar para dentro.

Atual campeão baiano, o Vitória dominou todo o primeiro tempo e teve as principais oportunidades. Aos 15min, o lateral Geferson, do Vitória, recebeu o primeiro cartão do jogo, um amarelo, depois de deixar o braço no rosto do atacante Sassá em disputa de bola.

Aos 20min, o meio-campo Gabriel Xavier foi substituído no Vitória após sentir uma fisgada na coxa. O argentino Pisculichi, que era o titular no lugar de Cleiton Xavier como meia armador e estava no banco, entrou em seu lugar.

Pelo lado do Juazeirense, o destaque foi o atacante Ávine, camisa 10 contratado junto ao Bahia, que estreia no clube neste ano. Ele jogou deslocado como armador das jogadas de ataque a partir do meio-campo, mas não conseguiu furar o bloqueio da defesa do time de Salvador. Apesar de mostrar boa movimentação e tentar construir as jogadas, foi anulado pelo setor defensivo do rubro-negro baiano e pela falta de algum parceiro que se apresentasse mais para fazer as jogadas de ataque. 

A primeira boa chance do time da casa veio apenas aos 36min. Após pressão na saída de bola do Vitória, a bola sobrou para Patrick, que chutou forte de fora da área. A bola passou sem perigo ao lado do gol. 

Aos 40min, o zagueiro Marquinho teve anotado um cartão amarelo, o segundo do jogo e primeiro do Juazeirense.

No segundo tempo, o Vitória seguiu dominando a partida e chegou ao segundo gol aos 22minu, de novo com Kieza. Cleiton Xavier cobrou escanteio rasteiro, a defesa não conseguiu afastar e o atacante, de novo bem posicionado dentro da área, completou para o fundo do gol.

Na tentativa de reagir, o Juazeirense fez três substituições na segunda etapa. Aos 5min, o lateral Nem entrou no lugar do meia Alisson. Aos 10min, foi a vez do atacante Danilo Bala assumir a posição do meia Patrick. Depois de sofrer o segundo gol, o técnico Barbosinha resolveu tirar o atacante Sassá e colou em seu lugar o ponteiro Juninho, mas não adiantou.

Aos 16min o argentino Pisculichi, que havia entrado em campo aos 15min do primeiro tempo, foi substituído pelo atacante Paulinho no Vitória. Aos 29min, foi a vez de Jean Pineda substituir David no ataque rubro-negro.

No segundo tempo, o juiz Ricarle Gustavo Gonçalves Batista ainda anotou cartões amarelos para o lateral Michel do Juazeirense e para o volante Uilian Correia do Vitória.

Já no fim do jogo, aos 46min do segundo tempo, saiu o gol do Juazeirense. Danilo Bala foi lançado e ganhou na velocidade de Fred, entrou na área, driblou Fernando Miguel e mandou para o fundo das redes. Um golaço.

"Cleiton vai buscar seu espaço", afirmou o técnico Argel Fucks antes da partida sobre a estreia da principal contratação do Vitória para a temporada.

"Difícil avaliar num campo assim", afirmou Xavier sobre sua estreia depois da partida. "Tive um pouco dificuldade, estava quente. Valeu a estreia. Daria nota sete. Tem muita coisa para melhorar, mas nesse momento, o mais importante foi a vitória", avaliou o meia.