Topo

Problema físico atrasa renascimento de Arouca no Palmeiras

Cirurgia atrapalhou Arouca na briga pelas 28 vagas do Palmeiras no Paulista - Cesar Greco/Fotoarena
Cirurgia atrapalhou Arouca na briga pelas 28 vagas do Palmeiras no Paulista Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2017 12h00

Um pequeno procedimento cirúrgico atrasou a recuperação de um renomado jogador do Palmeiras. Trata-se de Arouca, volante ex-seleção brasileira e que deve ser preterido por Eduardo Baptista da primeira lista de atletas para o Campeonato Paulista. O problema físico impede o camisa 5 de 'renascer' dentro do atual campeão nacional.

Arouca surgiu como um dos principais nomes a deixar a Academia de Futebol do Palmeiras neste início de temporada. Subutilizado na temporada passada sob o comando de Cuca, o volante surgiu como opção para ir ao Atlético-MG em negociação por Lucas Pratto.

Sem acordo pelo centroavante argentino - o Palmeiras descartou negócio com o dinheiro exigido pelos atleticanos -, a saída de Arouca travou. Ao mesmo tempo, o jogador de 30 anos ganhou espaço nos primeiros dias de trabalho de Eduardo Baptista.

Arouca apareceu nos trabalhos táticos como alternativa ao titular Felipe Melo, como volante responsável por proteger a linha defensiva e concentrar a saída de bola. O bom desempenho nos treinamentos gerou expectativa sobre a recuperação do volante dentro do elenco.

Tudo se encaminhava para a recuperação de Arouca, novamente inserido como peça imediata aos titulares palmeirenses. Entretanto, dores no tornozelo desde a semana passada limitaram a evolução técnica do jogador, que agora corre o risco até de ser preterido da lista de atletas para o Campeonato Paulista.

O camisa 5 do Palmeiras passou por uma cirurgia no tornozelo direito e tem o tempo de recuperação estimado em oito semanas. O meio-campista iniciou o trabalho de fisioterapia e tem poucos dias para convencer a comissão técnica de Eduardo Baptista; o prazo final de inscrição é até março.

Internamente, o nome de Arouca é visto como um dos três preteridos em virtude das questões físicas. O volante contaria com a primeira fase inteira para se recuperar e tentar reconquistar o espaço no grupo para a fase de mata-mata - caso o Palmeiras avance.

Diante de uma situação difícil no Campeonato Paulista, Arouca, no entanto, estará inscrito na lista de atletas da Copa Libertadores. Eduardo Baptista conta com o volante para brigar com Thiago Santos como a alternativa a Felipe Melo, principal estrela do elenco campeão nacional.