Topo

Adversário, Tubarão recebe Chapecoense com festa e se divide na torcida

Atlético Tubarão será rival da Chapecoense nesta quarta-feira pelo Catarinense - CA Tubarão/Divulgação
Atlético Tubarão será rival da Chapecoense nesta quarta-feira pelo Catarinense Imagem: CA Tubarão/Divulgação

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL, em Tubarão (SC)

01/02/2017 18h36

O primeiro jogo da Chapecoense fora de casa em 2017 tem mostrado a força e a dimensão que o clube ganhou após a tragédia aérea de 29 de novembro, quando o avião com a delegação do clube caiu nos arredores de Medellín. Na ocasião, 71 pessoas morreram.

Ao chegar a Tubarão, local do jogo desta quarta-feira contra o Atlético Tubarão, a Chapecoense foi recepcionada com status de celebridade. Todos os ingressos para a partida foram vendidos de forma antecipada e as adesões ao quadro social do clube foram temporariamente suspensas, devido à alta demanda.

O carinho e receptividade foram sentidos logo na chegada ao hotel onde o time está hospedado – todo o público presente queria uma foto e ver de perto as novas caras da Chapecoense em 2017. A cidade de Tubarão, a cerca de 550 km de Chapecó, está vivendo intensamente essa partida, de proporções inimagináveis ao povo tubaronense.

“Nós passamos muitas dificuldades climáticas em tubarão em 2016, fomos assolados por uma enchente em 1974, por isso entendemos a dor que todos de Chapecó”, afirmou o prefeito de Tubarão, Joarez Ponticelli.

“Agora a cidade recebe a Chapecoense com alegria, fazendo nosso primeiro jogo em casa contra a equipe que é o segundo time do mundo. Particularmente externar minha solidariedade ao prefeito (Luciano) Bulligon, que passou por tudo isso com descrição e precisão nos atos”, completou.

A própria imprensa local aponta o confronto contra a Chapecoense como um ponto especial do calendário do Atlético Tubarão. “A cobertura está sendo pautada desde o início do ano, quando soubemos da partida. É uma cobertura diferente sem dúvida devido tudo o que aconteceu. Ficamos muito tristes pelo que aconteceu, também perdemos muitos amigos na tragédia, mas temos que pensar para frente, torcer pela reconstrução da equipe”, diz Eduardo Ventura, jornalista local.

Mesmo entre os torcedores do time da casa, a partida contra a Chapecoense é especial. Não apenas pelo adversário, mas também pelo próprio momento do Atlético Tubarão.

“O jogo de hoje é muito especial para gente. Além de estarmos voltando a elite do futebol de Santa Catarina, enfrentaremos a Chapecoense, o clube que se tornou o segundo time do coração de todo mundo. Torcemos pela reconstrução da Chape, pois é um espelho para o Tubarão. A cidade está em festa e todos os torcedores estão felizes por esse momento”, explica Jonas Goulart, torcedor do Atlético Tubarão.

O Atlético de Tubarão fará suas próprias homenagens à Chapecoense. O terceiro uniforme do clube será de cor verde, em homenagem ao clube do oeste catarinense e será utilizado em alguns jogos do Campeonato Catarinense.