Topo

Fifa pode usar árbitro de vídeo na Copa se testes funcionarem, diz ex-juiz

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 11h15

A Fifa está aberta à possibilidade de usar o árbitro de vídeo durante os jogos da Copa do Mundo da Rússia, revelou em entrevista ao jornal "The Times" o ex-árbitro e diretor técnico da International Board (IFAB, na sigla em inglês), David Elleray.

"Se os testes forem bem, a FIFA gostaria de ter a opção de usar para a Copa do Mundo no próximo ano”, contou Elleray, um dos responsáveis pelo assunto no órgão que controla as regras no futebol e foi designado pela Fifa a desenvolver e testar a tecnologia.

Apesar do otimismo, David Elleray acredita que ainda há muito trabalho pela frente até que a tecnologia esteja em condições de ser utilizada na competição mais importante organizada pela Fifa.

Vale lembrar que o uso do árbitro de vídeo durante o Mundial de Clubes de 2016 gerou polêmicas, como na demora para a marcação de um pênalti a favor do Kashima Antlers contra o Atlético Nacional.

“Estamos muito satisfeitos com os progressos realizados. Passamos de quase nada a mais de uma dúzia de países, e já descobrimos o que podemos fazer melhor”, disse.

“Uma ou duas coisas não foram tão bem no início, mas seria uma pena se as pessoas tiverem a ideia de que não vai funcionar. Até agora tem funcionado melhor do que muitas pessoas imaginavam”, completou.