Topo

Salário e poucas tarefas: a vida de Ronaldo e Ronaldinho com Real e Barça

Ed Mulholland/AFP
Imagem: Ed Mulholland/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

03/02/2017 04h00

O Real Madrid criou a função de embaixador universal para explorar a imagem de Ronaldo. Meses depois, o Barcelona usou o mesmo recurso com Ronaldinho - ele assina nesta sexta-feira o contrato com o Barça. Os jogadores brasileiros agora recebem salários dos principais clubes espanhóis, mesmo tendo funções pouco ativas.

Ronaldo assinou em agosto do ano passado um projeto de representar o Real Madrid em eventos comerciais pelo mundo, mas até agora não fez nenhuma viagem. A escolha pessoal do jogador foi a de morar em Madrid. Por lá, não tem trabalho de rotina e curte a vida ao lado da namorada e dos três filhos.

Já o caminho de Ronaldinho parece ser diferente. O jogador não planeja viver em Barcelona, e sim, fazer visitas pontuais com aparições em jogos decisivos.

"Ainda não sei com detalhes qual vai ser o meu papel, mas se tiver uma oportunidade vai ser um prazer estar com os amigos da equipe", disse Ronaldinho ao jornal catalão Mundo Deportivo pouco depois de ser anunciado embaixador do Barça.

Segundo o Barça, Ronaldinho terá como função a "globalização da marca Barcelona e seus valores", participando de clínicas de futebol, sessões treinamento e eventos institucionais organizados pelo clube.

O anúncio é basicamente o mesmo feito pelo Real Madrid com Ronaldo. Só que até o momento, a grande aparição do ex-atacante foi no jogo contra o Granada, no Santiago Bernabéu, dia 7 de janeiro. A função foi a de participar da cerimônia de entrega da Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo minutos antes do partida.

Antes de Ronaldo, o Real Madrid já havia elegido Roberto Carlos como embaixador do clube no mercado asiático. O ex-lateral que também mora em Madrid, no entanto, tem rotina ativa com o trabalho de comentarista da Real Madrid TV.

No Barcelona, o outro brasileiro com contrato com o clube é Rivaldo. No ano passado, ele foi anunciado como membro do "Barça Legends", mas só recentemente visitou Barcelona para participar de ações de marketing do clube. Já o plano inicial de reunir jogadores famosos que vestiram a camisa do clube para divulgar a marca em jogos pelo mundo ainda não saiu do papel. Ronaldinho era considerado crucial para isso.