Topo

Ex-São Paulo volta de férias e descobre que time não o quer na Rússia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

04/02/2017 04h00

No dia 10 de janeiro, o zagueiro brasileiro Xandão, ex-São Paulo, voltou para a Rússia após as férias de fim de ano. Ele se preparava para sua segunda temporada no Anzhi Makhachkala. Quando chegou a Moscou, onde morava, porém, descobriu que tudo tinha mudado.

O bilionário Suleyman Kerimov (o mesmo que contratou Samuel Eto’o e Roberto Carlos para o time russo) vendeu a equipe e a nova administração resolveu cortar custos. “Quando cheguei das férias, fui avisado que os novos donos estavam liberando todos os estrangeiros para procurar novos clubes, seja por empréstimo ou por rescisão de contrato”, contou o jogador ao UOL Esporte.

A decisão afetou muita gente. O inglês Obertan veio da Inglaterra em agosto de 2016, jogou seis meses, fez nove partidas e já voltou para a Inglaterra, contratado pelo Wigan. O mesmo aconteceu com o zagueiro ganense Jonathan Mensah, que trocou o Evian pela Rússia e, dez meses depois, vai jogar nos EUA, no Columbus Crew.

Xandão tinha apenas seis meses de clube e só sete jogos pelo Anzhi. Mas ainda segue ligado ao clube. “Eu ainda tenho dois anos e meio de contrato e não considerei aceitável concordar com uma rescisão sem ser indenizado por isso”, explicou.

Essa decisão afetou o brasileiro. De 10 a 31 de janeiro, quando a janela de transferências do futebol europeu estava aberta, ele foi separado do grupo que fazia a pré-temporada. “Assim que a janela fechou, fui reintegrado e estou treinando com os outros jogadores. Acho que não sofrerei nenhuma represália (por seguir no time mesmo após a pressão por uma saída), mas sigo buscando uma alternativa boa para mim e que entre nessa nova política do clube".

Neste sábado, a assessoria do jogador informou que ele chegou a um acordo para ficar no clube até o meio do ano: "Desde o final do ano passado, o empresário do jogador, Renato Figueiredo, mantém contato com o vice-presidente do Anzhi e já estava ciente da situação. Como o contrato do zagueiro está totalmente respaldado pelas normas internacionais da Fifa e o clube investiu alto para contrata-lo, ficou acordado que o atleta permanecerá no Anzhi até o meio do ano. Figueiredo resalta, ainda, que recebeu diversas propostas, mas que, após analisa-las e conversar com Xandão, ambos decidiram que o melhor, neste momento, seria seguir na Rússia, até porque o brasileiro irá adquirir a cidadania italiana em poucos meses e, com o documento em mãos, haverá ainda mais possibilidades", diz o comunicado.