Topo

O que esperar do São Paulo de Rogério Ceni a partir de agora

Rogério Ceni faz a sua estreia oficial como técnico neste domingo - Julia Chequer/Folhapress
Rogério Ceni faz a sua estreia oficial como técnico neste domingo Imagem: Julia Chequer/Folhapress

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

05/02/2017 04h00

O São Paulo não investiu muito para montar a sua equipe, que faz a estreia oficial neste domingo (05), às 17h, na Arena Barueri, contra o Audax, pela abertura do Campeonato Paulista. Até o momento, o clube gastou R$ 300 mil para trazer o goleiro Sidão, que defendeu o Botafogo no último Brasileiro. Já Wellington Nem, Neilton e Cícero chegaram sem custos ao Tricolor. Mesmo assim, dá para esperar muita coisa diferente do time montado pelo técnico Rogério Ceni em comparação ao de 2016.

O sistema tático adotado pelo ex-goleiro deve ser o 4-1-4-1, sendo uma outra opção estudada o 3-4-3. Já na temporada passada, a equipe de Ricardo Gomes costumava atuar mais no 4-3-3 ou no 4-5-1. Rogério, porém, não descarta a possibilidade de mudar o sistema durante a partida.

"O importante é cada um saber a função que vai executar em campo quando jogar. Essa estrutura que tenho de dar para eles. Não posso dar uma função que nunca executou. Eu giro bastante o time, mas dentro da característica deles", explicou Rogério Ceni.

Se executar as ideias apresentadas pelo técnico durante os treinamentos, a equipe deve fazer uma marcação pressão no campo do adversário. O time também deve ser bastante ofensivo, sempre objetivo com a bola nos pés.

Por outro lado, um desequilíbrio que aconteceu no ano passado pode se repetir. Enquanto a defesa mostra qualidade e dá segurança, o ataque preocupa com os problemas de finalização. No torneio amistoso da Florida, nos Estados Unidos, por exemplo, o São Paulo ficou no 0 a 0 contra o River Plate, da Argentina, e o Corinthians. Muitas chances foram criadas, mas desperdiçadas por Chávez, Luiz Araújo, Gilberto e demais atacantes.

Até mesmo por isso, Rogério Ceni ainda espera a chegada de um centroavante para completar o elenco desta temporada. A diretoria foi atrás do argentino Calleri, do paraguaio Cristian Colmán e sondou Nilmar. Agora, o alvo parece ser Lucas Pratto, do Atlético-MG.

Enquanto o camisa 9 não chega, Rogério Ceni vai optar por Chávez ou Gilberto. Já no gol, a disputa ficou mais acirrada. A vaga no time titular neste domingo fica entre Denis, que está no clube desde 2009, e Sidão, que defendeu quatro pênaltis na Florida Cup e tem mais qualidade para sair com a bola no pé. Sidão aparece como favorito.

FICHA TÉCNICA

AUDAX x SÃO PAULO

Data: 5/2/2017
Local: Arena Barueri, em Barueri
Horário: 17h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira

Audax: Felipe Alves; Betinho, Magal, Francis; Danielzinho, Matheuzinho, Pedro Carmona e Léo Artur; Rafinha, Marcus Vinícius e Ytalo. Técnico: Fernando Diniz

São Paulo: Sidão; Bruno, Maicon, Breno (Douglas) e Buffarini; Rodrigo Caio; Thiago Mendes, Cueva, Luiz Araújo e Wellington Nem; Chávez (Gilberto). Técnico: Rogério Ceni